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Pnaes

Últimos dias da consulta pública do MEC sobre política de assistência estudantil

Consulta do MEC vai ouvir sociedade sobre a recém-instituída política até 21 de dezembro de 2025

Publicada por Claudia Rocha em 04/12/2025 Atualizada em 4 de Dezembro de 2025 às 08:58

Encerra-se no próximo dia 21 de dezembro de 2025 a consulta pública, instituída pelo Ministério da Educação (MEC), para regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) — recém-instituída pela Lei nº 14.914/2024. A iniciativa busca reunir contribuições da sociedade para a construção de uma diretriz nacional alinhada à diversidade do país e às necessidades reais de estudantes das universidades federais e de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A regulamentação da Pnaes busca fortalecer políticas que garantam acesso, permanência e conclusão de estudantes na educação superior e na educação profissional e tecnológica, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A consulta está disponível no portal Brasil Participativo, onde estudantes, famílias, profissionais da educação, organizações da sociedade civil e movimentos sociais poderão enviar sugestões sobre aspectos gerais da Pnaes. A ação complementa o diagnóstico já desenvolvido por grupo de trabalho do MEC, e amplia o diálogo institucional.

Pnaes – Criada em julho de 2024, a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) visa ampliar e garantir a permanência de alunos em universidades e institutos federais, cumprindo o compromisso do governo brasileiro de construir uma educação pública, gratuita, de qualidade, mais inclusiva e equitativa.  Implementada pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, a Pnaes é formada por 11 programas que organizam e sistematizam ações já realizadas por instituições federais de educação, com o intuito de fortalecer a assistência estudantil e o enfrentamento da evasão. 

Os objetivos da Pnaes incluem democratizar o acesso à educação pública federal; minimizar desigualdades sociais e regionais; reduzir taxas de retenção e evasão; e melhorar o desempenho acadêmico e a inclusão social dos estudantes. Implementada conforme a disponibilidade de recursos orçamentários, a política pode ser estendida a estudantes de programas presenciais de mestrado e doutorado, além de alunos de instituições de educação superior públicas gratuitas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, por meio de convênios. 

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria, com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

Palavras-chave:
Assistência Estudantil Consulta Pública IFCE Instituições Federais de Ensino Superior MEC Ministério da Educação PNAES Política Nacional de Assistência Estudantil

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