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Campus

Tauá

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local do IFCE – Campus Tauá é o órgão responsável pela elaboração e apresentação do Relatório de Autoavaliação Institucional, desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica para participação do processo do questionário e, na sequência, divulgação do relatório, em parceria com a Comunicação Social do campus.

A Avaliação Institucional constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 do Ministério da Educação e consiste em promover:

  • a melhoria da qualidade da educação superior;
  • a orientação da expansão de sua oferta;
  • o aumento permanente da sua eficácia institucional e de sua efetividade acadêmica e social;
  • o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior;
  • a condução do processo avaliativo interno da instituição é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação – CPA;
  • as avaliações externas (recredenciamento, reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso) é de responsabilidade do Ministério da Educação - MEC.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por finalidade a implementação do processo de autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A CPA atuará com autonomia, em relação aos demais Conselhos e demais órgãos colegiados existentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local, para a Avaliação Institucional referente ao ano de 2025, foi estabelecida pela Portaria Nº 8237/GABR/REITORIA, de 29 de novembro de 2024

Ações Corretivas

  • Política de valorização e fixação dos docentes e técnicos administrativos no interior;
  • Política de qualificação profissional (mestrado e doutorado);
  • Treinamento de gestão para os ocupantes de cargo;
  • Incentivo aos projetos de extensão;
  • Maior divulgação da instituição na região;
  • Criação de uma ouvidoria;
  • Melhoria na política de atendimento;
  • Política de valorização e fixação dos docentes e técnicos administrativos no interior;
  • Política de qualificação profissional (mestrado e doutorado);
  • Treinamento de gestão para os ocupantes de cargo;
  • Incentivo aos projetos de extensão;
  • Maior divulgação da instituição na região;
  • Criação de uma ouvidoria;
  • Melhoria na política de atendimento.

Composição da comissão

Membros Representação
Marcelo Henrique de Araujo Santos Costa Docente
Jardel Leite de Oliveira Técnico Administrativo
João Vital da Costa Neto Discente
Antônio Edilson Pereira de Lima Sociedade Civil

Documentos:

Publicada em 21 de Julho de 2025 às 10:24 (há 2 semanas, 6 dias)
Atualizada em 21 de Julho de 2025 às 10:57 (há 2 semanas, 6 dias)