Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Apresentação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local do IFCE – Campus Tauá é o órgão responsável pela elaboração e apresentação do Relatório de Autoavaliação Institucional, desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica para participação do processo do questionário e, na sequência, divulgação do relatório, em parceria com a Comunicação Social do campus.
A Avaliação Institucional constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 do Ministério da Educação e consiste em promover:
- a melhoria da qualidade da educação superior;
- a orientação da expansão de sua oferta;
- o aumento permanente da sua eficácia institucional e de sua efetividade acadêmica e social;
- o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior;
- a condução do processo avaliativo interno da instituição é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação – CPA;
- as avaliações externas (recredenciamento, reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso) é de responsabilidade do Ministério da Educação - MEC.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por finalidade a implementação do processo de autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A CPA atuará com autonomia, em relação aos demais Conselhos e demais órgãos colegiados existentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
A composição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local, para a Avaliação Institucional referente ao ano de 2025, foi estabelecida pela Portaria Nº 8237/GABR/REITORIA, de 29 de novembro de 2024
Ações Corretivas
- Política de valorização e fixação dos docentes e técnicos administrativos no interior;
- Política de qualificação profissional (mestrado e doutorado);
- Treinamento de gestão para os ocupantes de cargo;
- Incentivo aos projetos de extensão;
- Maior divulgação da instituição na região;
- Criação de uma ouvidoria;
- Melhoria na política de atendimento;
- Política de valorização e fixação dos docentes e técnicos administrativos no interior;
- Política de qualificação profissional (mestrado e doutorado);
- Treinamento de gestão para os ocupantes de cargo;
- Incentivo aos projetos de extensão;
- Maior divulgação da instituição na região;
- Criação de uma ouvidoria;
- Melhoria na política de atendimento.
Composição da comissão
Membros | Representação |
---|---|
Marcelo Henrique de Araujo Santos Costa | Docente |
Jardel Leite de Oliveira | Técnico Administrativo |
João Vital da Costa Neto | Discente |
Antônio Edilson Pereira de Lima | Sociedade Civil |
Documentos:
Publicada em 21 de Julho de 2025 às 10:24 (há 2 semanas, 6 dias)
Atualizada em 21 de Julho de 2025 às 10:57 (há 2 semanas, 6 dias)