Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas
Apresentação
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é um núcleo permanente que tem por finalidade promover o acesso, a permanência e o êxito educacional do discente, assim como apoiar os servidores com necessidades específicas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
O Napne deve ser constituído, preferencialmente, por equipe multidisciplinar do campus (pedagogo, assistente social, psicólogo, docentes e técnicos administrativos, dentre outros), bem como discentes e membros da sociedade civil.
Público-alvo
O público-alvo do NAPNE são servidores e estudantes com:
- Surdez;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva;
- Deficiência visual;
- Visão monocular;
- Deficiência intelectual;
- Deficiência múltipla;
- Transtorno do espectro autista;
- Transtornos Global do Desenvolvimento (TGD);
- Altas Habilidades/Superdotação;
- Transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade);
- Transtornos psicológicos, dentre outras condições limitantes da aprendizagem.
Objetivos
- Buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais, tecnológicas e atitudinais na Instituição de ensino.
- Promover condições necessárias para a seleção, o ingresso e a permanência de discentes e servidores com necessidades específicas no IFCE.
- Propor e acompanhar adequações arquitetônicas, possibilitando às pessoas com deficiência o acesso a todos os espaços físicos dos campi, conforme as normas previstas em lei.
- Atuar junto às coordenações de cursos, à equipe pedagógica e aos colegiados dos cursos, oferecendo suporte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas, colaborando com a adaptação dos referenciais teórico-metodológicos, promovendo a articulação entre o NAPNE e o Projeto Político-Pedagógico da instituição.
- Articular junto ao campus, à PROEXT, à PROGEP e à PROAP, a disponibilização de recursos específicos para aquisições de materiais de consumo e bens permanentes, além da contratação de profissionais especializados que possibilitem a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade.
- Potencializar o processo de ensino-aprendizagem por meio da utilização de novas tecnologias de informação e de comunicação (TIC).
- Promover e participar, no âmbito do IFCE e de outras instituições, de atividades de acessibilidade e inclusão com o intuito de contribuir para a inserção da pessoa com necessidades específicas no IFCE e em espaços sociais possibilitando viabilizar e sensibilizar a comunidade interna e externa sobre as ações do NAPNE.
- Assessorar a gestão do IFCE especificamente nos casos de ingresso de estudantes e servidores com necessidades específicas.
- Assessorar, quando necessário, no processo de alterações nas regulamentações que visem o ingresso e a permanência de pessoas com necessidades específicas no IFCE.
Composição
Coordenação: Larisse Morais Oliveira
Vice-coordenação: Miliany Michelly Barreto de Souza
Secretaria: Talles Amony Alves de Santana
Servidores:
- Andrea de Sousa Araújo
- Itala Iara Medeiros de Araújo
- Maria Mercês Rodrigues dos Santos
- Maria Regiane da Costa
Estudantes:
- Alan Aruda da Silva
- Camilly Pires Santos
- Francisco Elton Barroso Carolino
- Gabriel de Almeida Silva
- Isaac Alison Sousa da Silva
- Tamires Teixeira Lucas
Comunidade externa:
- Ana Priscila Alcantara dos Santos
- Beatriz Alves Viana
- Otávio Pereira Magalhães Moura
- Valdiana Andrade da Silva Barreto
Identifique-se
Se você é pessoa com necessidade específica e nunca informou ao NAPNE do IFCE campus Itapipoca, preencha o formulário:
Ficha de identificação de estudante com necessidade específica
Documentos
- Resolução Nº 340, de 29 de agosto de 2025
- Resolução Nº 143, de 20 de dezembro de 2023
- Portaria Nº 7655/GAB-ITA/DG-ITA/ITAPIPOCA, de 5 de agosto de 2025
- Cartografia dos NAPNES 2021
- Relatório do NAPNE 2022
Normativas referentes às pessoas com necessidades específicas
- Lei nº 13.146/2015 Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
- Lei nº 12.764/2012 Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
- Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
- Lei nº 10.436/2002 Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
- Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
- Lei nº 10.845/2004 Institui o Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência, e dá outras providências.
- Lei nº 14.126, de 22 de março de 2021. Classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual.
- Lei nº 12.319/2010 Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
- Portaria MEC nº 2.678/2002 Aprova diretrizes e normas para o uso, o ensino, a produção e a difusão do Sistema Braille em todas as modalidades de ensino, compreendendo o projeto da Grafia Braile para a Língua Portuguesa e a recomendação para o seu uso em todo o território nacional.
- Lei nº 10.098/2000 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
- Decreto nº 6.094/2007 Estabelece, dentre as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.
- Resolução CNE nº 4/2009 Institui diretrizes operacionais para o AEE na Educação Básica, que deve ser oferecido no turno inverso da escolarização, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular.
- Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.
- Nota Técnica Nº 04/2014/MEC/SECADI/ DPEE, MEC de 23 de janeiro de 2014. Orienta quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar.
- Lei 14.191 de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.
- Lei 14.126 de 22 de março de 2021. Classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual.
- Lei 14.254 de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
Cursos na área da Acessibilidade e da Inclusão
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
- Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Acessibilidade na Comunicação - 30h
- Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil - 20h
- Acessibilidade em espaços edificados de uso público - 20h
Instituto Federal do Espírito Santo
- Neurodiversidade no autismo
- Desvendando o Plano educacional individualizado (PEI)
- Caminhos para a alfabetização no contexto da deficiência visual
- Introdução à Libras
- Introdução à Educação de Surdos
- Educação Especial: aspectos introdutórios
- Acessibilidade e Tecnologia
- Acessibilidade em Processos Seletivos Discentes
Instituto Federal de Rondônia
Instituto Federal de Minas Gerais
- Princípios do Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica
- Educação especial e inclusiva para deficientes intelectuais
- Educação especial e inclusiva para deficientes visuais
- Educação especial e inclusiva para deficientes auditivos
- Educação Inclusiva: Introdução ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Instituto Federal Sul Rio Grandense
- Aspectos legais da Inclusão
- Educação Especial e Inclusão
- Legislação de Tils
- Inclusão Social Digital
- Deficiência Física
- Deficiência Intelectual
- Deficiência Visual
- Deficiência Auditiva e Surdez
- Altas habilidades e superdotação
- Introdução à Educação Especial
- Tecnologia Assistiva
- Transtorno do Espectro Autista
- Libras I
- Libras II
- Libras III
- Contrastes entre a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa
- Neurologia da aprendizagem
Contato
E-mail: napne.itapipoca@ifce.edu.br
Publicada em 12 de Maio de 2025 às 17:31 (há 4 meses, 1 semana)
Atualizada em 16 de Setembro de 2025 às 14:51 (há 6 dias)