Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

MEIO AMBIENTE

IFCE Campus Acaraú abre Semana do Meio Ambiente com debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento regional

Evento reúne estudantes, servidores, pesquisadores e comunidade em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e segue até sexta-feira (12) com ampa programação técnico-científica

Publicada por Francisco Costa em 11/06/2026 Atualizada em 11 de Junho de 2026 às 13:01

Abertura da Semana do Meio Ambiente
Abertura da Semana do Meio Ambiente

Foi aberta oficialmente, na noite desta quarta-feira (10), no auditório do IFCE Campus Acaraú, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente, evento que reúne estudantes, servidores, pesquisadores e comunidade em torno de reflexões e ações voltadas à sustentabilidade.

Com o tema geral "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: diálogos e práticas em Acaraú", a programação acontece até o dia 12 de junho e conta com mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas, mostra fotográfica, bazar sustentável e feirinha do produtor, além de ações de promoção de saúde.

A abertura foi marcada pela realização da mesa-redonda "Território, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Experiências para Transformar Acaraú", que promoveu importantes discussões sobre os desafios e as potencialidades do município na construção de um futuro mais sustentável.

Participaram do debate o secretário municipal de Meio Ambiente, Itamar Ferreira; a coordenadora de Turismo do município, Débora Fernandes; e o diretor-geral do IFCE Campus Acaraú, professor Rubens Feijó. A mediação foi conduzida pelo coordenador do Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente, professor Breno Tavares.

A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre diferentes setores da sociedade, valorizando experiências e projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável de Acaraú e da região do Baixo Acaraú.

A realização da Semana do Meio Ambiente ganha ainda mais significado por ocorrer no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, com o objetivo de estimular a conscientização ambiental e incentivar a preservação dos recursos naturais em todo o planeta.

Promovida pelo Curso Técnico em Meio Ambiente do campus, a programação segue intensa nos próximos dias, proporcionando momentos de aprendizagem, troca de experiências e construção coletiva de soluções para os desafios ambientais contemporâneos.

Edson Costa - Acaraú

Palavras-chave:
Evento científico Meio Ambiente Semana

Notícias relacionadas