Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Fortaleza

Ministro da Educação visita obras do novo campus São Gerardo

Unidade recebe investimento superior a R$18 milhões em obras de implantação

Publicada por Andressa Sanches em 25/06/2026 Atualizada em 25 de Junho de 2026 às 20:49

Ministro da Educação Leonardo Barchini visitou as obras do campus São Gerardo (Foto: Filiphe Sá/IFCE)
Ministro da Educação Leonardo Barchini visitou as obras do campus São Gerardo (Foto: Filiphe Sá/IFCE)

Nesta quinta-feira (25), o ministro da Educação, Leonardo Barchini, e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, visitaram as obras dos novos campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Fortaleza. Também integraram a comitiva o reitor do IFCE, Wally Menezes; os pró-reitores Cristiane Borges e Reuber Saraiva; os assessores especiais do gabinete Ivam Holanda e Daniel Castro; o diretor de Relações Institucionais Virgilio Araripe; e os diretores-gerais Adriana Guimarães e Jarbas Martins.

"A nossa meta é chegar aos mil Institutos Federais no Brasil todo e, obviamente, o Instituto Federal do Ceará também será contemplado", declarou o ministro Leonardo Barchini na visita, que também foi acompanhada por estudantes de cursos técnicos e superiores dos campi Fortaleza e Caucaia. As novas unidades do IFCE em Fortaleza ficarão localizadas em terrenos doados pelo Governo do Estado, em área ao lado da Cavalaria da Polícia Militar (campus Messejana) e no antigo prédio da Secretaria de Segurança Pública (campus São Gerardo).

"Nós temos o prazo de conclusão para essa obra até o final do ano. O investimento aqui já ultrapassa a ordem de R$ 18 milhões", informou Reuber Saraiva, pró-reitor de Administração do IFCE. Para a unidade da avenida Bezerra de Menezes, a estrutura prevista é formada por dois blocos administrativos, dois blocos didáticos, um ginásio poliesportivo, um restaurante acadêmico e laboratórios para integrar as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Acho que expandir é realmente incrível e estar presente nesse momento dá uma alegria muito grande

Carlos Lucas da Silva, estudante de Engenharia Civil

Egresso do técnico em Edificações, Carlos Lucas está cursando a graduação no campus Fortaleza (Foto: Filiphe Sá/IFCE)
Egresso do técnico em Edificações, Carlos Lucas está cursando a graduação no campus Fortaleza (Foto: Filiphe Sá/IFCE)

Para o estudante Carlos Lucas da Silva Lima, graduando em Engenharia Civil do campus Fortaleza, testemunhar a expansão da Rede Federal é uma experiência singular. "Esse tipo de coisa não pode ficar limitado, não pode ser para um grupo seleto de pessoas. Hoje em dia, devido à altíssima qualidade, a demanda acaba sendo muito alta também. E talvez só o campus Fortaleza, para a cidade toda, não conseguisse atender da melhor forma possível. Acho que expandir é realmente incrível e estar presente nesse momento dá uma alegria muito grande, por poder ver de perto como a Engenharia Civil está sendo aplicada em prol da educação, em prol da expansão do Instituto Federal e de mais pessoas terem essa oportunidade", defende o estudante.

Conforme o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, existe uma demanda muito grande por outras unidades na capital, com a finalidade de ampliar o atendimento. Para a expansão, a gente está falando em abertura de mais 140 mil novas vagas para estudantes. São 140 mil oportunidades. 140 mil pessoas que vão adentrar na Rede Federal", esclareceu.

Eixo dos cursos

Os cursos a serem ofertados no campus São Gerardo serão das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão e Negócios. "Os novos campi do IFCE em Fortaleza vão surgir para somar e atender as regiões periféricas. Há uma demanda latente de bairros da área e também de municípios da região metropolitana por acesso ao ensino de qualidade, mas que por estarem mais distantes, não conseguiam ter acesso", explicou a pró-reitora de Ensino do IFCE, Cristiane Borges.

Inicialmente, as unidades ofertarão cursos técnicos de nível médio. A definição específica de quais serão esses cursos está em fase de estudos pelo IFCE. O começo das atividades ocorrerá após a liberação de códigos de vaga pelo governo federal de servidores docentes e técnico-administrativos para posterior provimento pelo Instituto para atuação na unidade.

Durante a visita, o ministro da Educação Leonardo Barchini anunciou a ampliação do campus Caucaia, a partir de uma doação de terreno pela prefeitura do município. A expansão contempla um novo bloco didático com seis salas de aula.

Departamento de Comunicação Social - IFCE

Palavras-chave:
Expansão da Rede Federal novos campi

Notícias relacionadas