Encceja
IFCE emite certificado do ensino médio
Certificação utiliza as notas do Encceja, exame de jovens e adultos que não concluíram estudos na idade adequada
Publicada por Claudia Rocha em 14/01/2026 ― Atualizada em 15 de Janeiro de 2026 às 08:14
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai emitir certificados do ensino médio, com utilização dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), considerando as edições de 2017 a 2025. O edital com os procedimentos necessários já foi publicado e indica os campi de Caucaia, Cedro, Horizonte, Tianguá e Ubajara como unidades certificadoras.
Para solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do Encceja, a pessoa deverá acessar o link https://www.gov.br/pt-br e digitar “IFCE” na área de busca. Em seguida escolher a opção “Solicitar emissão de certificado Encceja - IFCE''.
É possível juntar notas de exames anteriores, desde que o IFCE tenha sido indicado como unidade certificadora no Encceja 2022 e 2025. Para mais informações sobre os procedimentos para a certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência, consulte o EDITAL nº 2/2025 GABR/REITORIA-IFCE.
O que é o Encceja
O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. É um exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. A emissão do certificado e a declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
São consideradas aptas à certificação as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos na data de realização da prova das edições do Encceja, de 2017 a 2025, e que tenha indicado, no ato da inscrição no exame, seu campus no IFCE. A pessoa precisa ter obtido a partir de cinco (05) pontos na redação e cem (100) em cada uma das áreas de conhecimento citadas no edital.
As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, nos turnos manhã e tarde. As datas de aplicação no Brasil e no exterior são distintas, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação.
Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria, com informações de Luís Carlos de Freitas