Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Ensino superior

IFCE divulga edital e Guia do Candidato SISU 2026

Documentos reúnem as principais informações sobre o processo seletivo que inicia em 19/01

Publicada por Andressa Sanches em 16/01/2026 Atualizada em 16 de Janeiro de 2026 às 12:43

O Instituto Federal do Ceará divulga dois importantes documentos sobre o ingresso em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026: o edital nº 01/2026, com as regras do processo seletivo na instituição, e o Guia do Candidato do SISU no IFCE

O primeiro normativo regulamenta a seleção nos 142 cursos superiores ofertados em 31 campi do IFCE na edição 2026 do SISU. Nele, os candidatos encontram condições para ocupar vagas através do sistema de cotas, documentação obrigatória para pré-matrícula e cronograma das etapas do processo seletivo. Confira o edital e seus anexos aqui.

Já o segundo documento é uma novidade deste ano. O Guia do Candidato do SISU no IFCE é um produto de comunicação em linguagem simples, pensado para leitura em dispositivos móveis, com o objetivo de orientar o candidato do SISU 2026 através das particularidades do IFCE na seleção. Nele encontram-se um passo a passo da inscrição no sistema; informações sobre oferta de vagas, cursos e municípios; detalhamento sobre os tipos de cotas e para quem elas se destinam, além de orientações sobre procedimento de heteroidentificação para aprovados negros; e o que fazer após o resultado da chamada regular. 

SISU 2026

As inscrições do SISU são gratuitas e estarão abertas de 19 a 23 de janeiro de 2026, via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição: os inscritos concorrem, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para os dois semestres letivos. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso.

A partir de 2026, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025. De acordo com o MEC, a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas no processo seletivo terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação). O sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas.

O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.

Palavras-chave:
Cursos superiores ENEM Ensino superior Graduação SISU

Notícias relacionadas