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IFCE aprova quase R$1 milhão para financiamento de pesquisas no interior

Foram 16 projetos aprovados pelos campi de Acopiara, Aracati, Cedro, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá

Publicada por Andressa Sanches em 06/06/2025 Atualizada há 16 horas, 10 minutos

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) teve 16 projetos de pesquisa aprovados em edital de financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A seleção, voltada para incentivar a fixação de pesquisadores doutores no interior do Ceará, contemplou propostas dos campi de Acopiara, Aracati, Cedro, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá e Tauá

O Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização e Inovação (BPI) oferece apoio financeiro por um período de dois anos para pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa situadas em municípios do interior. Os incentivos contemplam bolsas de produtividade mensais (R$1000 ou R$1200) para os coordenadores dos projetos, além de concessão de até três bolsas de iniciação científica (R$700) para estudantes. O programa também disponibiliza um adicional de bancada de até R$36.000 para ser utilizado ao longo dos dois anos, destinado à cobertura de despesas como materiais de consumo, aquisição de equipamentos e peças, softwares, serviços de instalação, manutenção e reparo, além de material bibliográfico, diárias e passagens. Os orçamentos somados devem captar quase R$ 1 milhão para os campi do interior

As propostas aprovadas pelo IFCE contemplam a diversidade de temas e áreas de conhecimento em que a instituição atua, de acordo com as demandas regionais em que os campi estão inseridos. Há pesquisas sobre uso de inteligência artificial no auxílio ao diagnóstico da doença de Alzheimer em exames de imagem, eficiência de técnicas de plantio e irrigação em culturas de tomate cereja, avaliação ecotoxicológica de água e sedimento de rios e riachos urbanos, formação de professores de Matemática e impactos da gravidez na adolescência e da evasão escolar no interior do Ceará.

CONHEÇA OS PESQUISADORES E PROJETOS APROVADOS 

Aelton Biasi Giroldo - campus Crateús (BPI-1A)

Projeto: Interrelações entre traços funcionais das plantas, diversidade de abelhas e distúrbios antrópicos: uma análise ecológica na Caatinga

O projeto vai investigar as relações entre ecologia funcional e a diversidade de abelhas nativas e os parâmetros de solo em áreas de Caatinga que foram submetidas à broca em tempos diferentes. Além disso, pretende ainda avaliar os impactos sobre a população de abelhas nativas e tentar descobrir como a diversidade e abundância de abelhas variam conforme o estágio de recuperação de cada uma das áreas.

Antonio Junior Alves Ribeiro - campus de Juazeiro do Norte (BPI-1A)

Projeto: Modelagem e otimização usando aprendizado de máquina do ensaio de deformação permanente de solos e materiais granulares aplicados na pavimentação rodoviária cearense 

O novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), que está em implantação no Brasil desde o ano de 2021 pelo DNIT, utiliza a Deformação Permanente (DP) para caracterizar e analisar o comportamento plástico de solos e materiais granulares que compõem as camadas estruturais dos pavimentos rodoviários. O projeto busca criar um banco de dados com a caracterização dos tipos predominantes de solos e materiais granulares do estado do Ceará. A partir da base de dados, pretende-se utilizar as técnicas de machine learning para desenvolver modelos de previsão da evolução da DP a crescentes ciclos de carregamento. A pesquisa também avaliará a viabilidade da implementação de regras de paradas no ensaio de deformação permanente, que serão sugeridos para incorporação às futuras revisões de normas. Com os futuros achados desta pesquisa, acredita-se na possibilidade de redução de cerca de 80% no tempo do ensaio de DP, quando comparado ao tempo necessário na norma vigente no Brasil. 

Carlos Newdmar Vieira Fernandes - campus Iguatu (BPI-1A)

Projeto: Cultivo de tomate cereja sob diferentes ambientes de cultivo e ferramentas de manejo da irrigação

A pesquisa busca estudar os efeitos de diferentes ambientes de cultivo (campo aberto e casa de vegetação), variações nas lâminas de irrigação e índices de estresse hídrico na cultura do tomate cereja em clima semiárido. A proposta inclui a realização de dois experimentos que visam gerar recomendações técnicas para o manejo racional da irrigação, com foco no uso eficiente da água e na preservação dos recursos naturais. O projeto espera disponibilizar informações técnico-científicas sobre o uso racional de fatores de produção necessários ao cultivo comercial do tomate cereja, contribuindo positivamente com a produtividade do setor agrícola local, além de proporcionar a difusão da tecnologia do ambiente protegido na produção de hortaliças. Do ponto de vista ambiental, por meio do manejo e uso racional dos insumos de produção, espera-se aumento da eficiência de uso da água como forma de promover a preservação dos recursos naturais que são escassos no semiárido.

Francisco Holanda Soares Júnior - campus Limoeiro do Norte (BPI-1A)

Projeto: Nanocompósito magnético (CoFe2O4/Ag) encapsulado por carbono a partir das biomassas do caju e da folha de carnaúba

Nanocompósitos magnéticos têm despertado grande interesse devido às suas propriedades químicas e físicas particulares, bem como por seu grande potencial em aplicações ambientais,  biológicas, médicas e na tecnologia da informação. Nesse contexto, ferrita de cobalto e prata possuem propriedades magnéticas particulares interessantes como elevada coercividade e boa magnetização que juntas possibilitam uma vasta aplicação tecnológica tais como: hipertermia magnética, transporte de fármacos, imagem por ressonância magnética e remediação ambiental. No entanto, com o propósito de otimizar mais os sistemas envolvendo nanopartículas magnéticas quanto a novas aplicações, o projeto propõe envolver as nanopartículas magnéticas com carbono amorfo oferecendo mais vantagens como funcionalização da superfície, proteção contra a oxidação, porosidade superficial, estabilidade térmica e biocompatibilidade. 

Francisco Jose de Lima - campus Cedro (BPI-1A)

Projeto: Laboratório de Ensino de Matemática na formação inicial de professores: potencialidades de articulação teórico-prática para promoção e fortalecimento de saberes docentes

O projeto tem como objetivo aprofundar os fundamentos teórico-práticos do ensino e da aprendizagem da Matemática, utilizando o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como estratégia didático-pedagógica no contexto da formação inicial de professores. Busca-se promover e desenvolver saberes docentes voltados ao ensino de Matemática na Educação Básica (do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio), de maneira crítica, reflexiva e contextualizada. Pretende-se, ainda, elaborar um manual de práticas pedagógicas que contemple fundamentos teórico-práticos e contribua para o fortalecimento da formação docente, valorizando o LEM como espaço de experimentação, reflexão e desenvolvimento profissional.

Ivandilson Pessoa Pinto de Menezes - campus Acopiara (BPI-1A)

Projeto: Caracterização genética de variedades crioulas de feijão e milho pertencentes às casas de sementes de produtores rurais do centro sul do Ceará

O projeto tem como foco principal a análise genética de variedades locais, também chamadas de sementes crioulas, de feijão e milho mantidas por agricultores em 15 casas de sementes distribuídas entre os municípios de Saboeiro, Senador Pompeu, Jucás, Pedra Branca e Acopiara. Essas casas de sementes são estruturas comunitárias autogeridas que atuam na preservação, troca e distribuição de sementes adaptadas às condições ambientais locais, sendo símbolos de resistência à homogeneização imposta pelas monoculturas e sementes transgênicas. A pesquisa pretende, por meio de técnicas modernas de biotecnologia, como o uso de marcadores de DNA tipo microssatélites (SSRs), identificar o grau de diversidade genética, a relação entre as variedades crioulas e as cultivares comerciais distribuídas por programas como o “Hora de Plantar”, além de diagnosticar possíveis contaminações por transgênicos.

Janisi Sales Aragão - campus de Juazeiro do Norte (BPI-1A)

Projeto: Avaliação ecotoxicológica de água e sedimento de rios e riachos urbanos 

A Região Metropolitana do Cariri, composta por três cidades principais, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, é uma região em pleno desenvolvimento, rica em diversidade ambiental e cultural, e assim como outras cidades, cresceram ao redor de rios e riachos, os quais se encontram em processos de degradação, tendo como agravante, a deficiência dos serviços de saneamento na região. Com isso, o objetivo desse projeto é avaliar a qualidade ambiental (água e sedimento) de rios e riachos urbanos na região do Cariri Cearense através de ensaios ecotoxicológicos, utilizando sementes de alface e couve, macrófitas aquáticas, além de testes de genotoxicidade em cebolas. Dessa forma, espera-se com essa pesquisa, fornecer dados quanto a caracterização ecotoxicológica da água e sedimentos dos rios e riachos da região do Cariri, mostrando os impactos que esses ambientes sofrem devido às atividades antrópicas. 

João Luis Sampaio Olimpio - campus Quixadá (BPI-1A)

Projeto: Análise multicritério dos riscos à desertificação na bacia hidrográfica do rio Banabuiú, Ceará: mapeamento, monitoramento e capacidade de adaptação

O projeto irá investigar o processo de desertificação na sub-bacia hidrográfica do rio Banabuiú, Ceará. A escolha desta área de estudo é motivada porque a bacia é bastante importante para o abastecimento hídrico do estado, mas ela também possui núcleos de desertificação já consolidados e há elevada probabilidade de expansão, o que pode ocasionar o agravamento das condições ambientais, sociais e econômicas locais. A pesquisa irá determinar os níveis de suscetibilidade à desertificação, a partir do mapeamento de fatores indutores e realizar a mensuração de indicadores físico-naturais, bióticos e socioeconômicos em sistemas ecológicos e agropastoris com diferentes níveis de degradação. A proposta busca conhecer os efeitos da desertificação sobre a perda de solos e na composição fitoecológica da caatinga e avaliar a vulnerabilidade social das comunidades rurais.

Marcos Neves Lopes - campus Iguatu (BPI-1A)

Projeto: Modelos de sistemas integrados e tecnologias de manejo para a sustentabilidade da produção animal no Semiárido

A pesquisa vai avaliar doze estratégias de cultivos integrados, definidas a partir de diferentes combinações de palma forrageira, gliricídia e sorgo, associadas a três modalidades de adubação. O objetivo é identificar sistemas produtivos que melhorem a eficiência no uso da água e do solo, aumentem a produtividade e garantam a viabilidade econômica e ambiental da pecuária no Semiárido. A pesquisa oferecerá aos produtores do semiárido modelos de sistemas integrados que aumentem a produtividade das plantas forrageiras e reduzam o uso de concentrados na alimentação animal, diminuindo custos e promovendo a sustentabilidade da pecuária.

Maria Aparecida Liberato Milhome - campus Limoeiro do Norte (BPI-1A)

Mario Wedney de Lima Moreira - campus Aracati (BPI-1A)

Projeto: Biometria Inteligente de Tilápias: Aplicação de Inteligência Artificial para Monitoramento não Invasivo em Aquicultura

O projeto tem como objetivo desenvolver um dispositivo automatizado para o monitoramento não invasivo de tilápias em sistemas de aquicultura, utilizando inteligência artificial e visão computacional. A tecnologia permitirá a coleta precisa e em tempo real de dados morfométricos, como peso e comprimento, sem causar estresse aos peixes. A proposta visa otimizar o manejo produtivo e promover práticas sustentáveis, contribuindo para a eficiência operacional e o bem-estar animal. 

Guttenberg Sergistotanes Santos Ferreira - campus de Juazeiro do Norte (BPI-2B)

Projeto: Aprendizagem Significativa em Cálculo Diferencial e Integral no contexto da Teoria das Situações Didáticas

O projeto pretende discutir e desenvolver potencialidades da teoria de Ausubel (Aprendizagem Significativa) e da teoria de Brousseau (Situações Didáticas) com estudantes da Licenciatura em Matemática durante sua formação inicial docente. O objeto matemático escolhido é o Cálculo Diferencial e Integral, que historicamente possui um dos maiores índices de evasão e de retenção da matemática no ensino superior. Com o desenvolvimento do projeto espera-se alcançar indícios de aprendizagem significativa envolvendo Limites, Derivadas e Integrais com vistas às compreensões conceituais e proposicionais, reverberando na formação docente dos licenciandos envolvidos, quer na condição de bolsistas de iniciação científica ou de público participante da pesquisa.

Raimundo Guimarães Saraiva Junior - campus de Limoeiro do Norte  (BPI-2B)

Projeto: Inteligência Artificial Aplicada ao Diagnóstico por Imagem

O projeto pretende aplicar técnicas avançadas de Inteligência Artificial para contribuir com o diagnóstico de doenças pela utilização de imagens médicas. O envelhecimento da população mundial contribui para taxas cada vez maiores da manifestação da doença de Alzheimer e a universalização do diagnóstico ainda é um desafio para todos. Este projeto pretende tornar automático o processo de pré-processamento na escolha das imagens de ressonância magnética na região do hipocampo, tornando a técnica mais independente de especialistas ou intervenção humana. A automatização do processo de escolha das imagens torna possível a aplicação da inteligência artificial no diagnóstico da doença de Alzheimer sem a necessidade da manifestação de especialista em radiologia. Ainda será feito o diagnóstico da doença de Alzheimer em sua fase precoce, o que permitirá a aplicação de tratamentos mais eficazes, redução de custos de tratamento e melhoria na qualidade de vida ao paciente. Também será proposto um novo protocolo de aquisição de imagens de ressonância magnética que seja adequado ao pipeline de diagnóstico desenvolvido neste projeto. 

Ronaldo Silva Gomes - campus de Crateús  (BPI-2B)

Projeto: Aplicação de calcário associada à gessagem do solo para incremento da produtividade do feijão-caupi no semiárido

O feijão-caupi é uma das leguminosas graníferas de maior importância socioeconômica, sendo a quarta mais produzida no Brasil e no mundo. A região Nordeste concentra grande parte dessa produção, responsável por cerca de 69% na safra 2023/2024. O Ceará, no entanto, apresenta uma das menores produtividades da região, com 340 quilos por hectare no mesmo período, devido à escassez de água, às altas temperaturas e à irregularidade das chuvas. Entre as soluções propostas, a aplicação de calcário associada à gessagem do solo tem se mostrado uma estratégia promissora para contornar essas condições adversas e elevar a produtividade. O projeto busca investigar os efeitos da técnica no cultivo, com o objetivo de avaliar essa estratégia como alternativa viável para mitigar o déficit hídrico. 

Saulo Anderson Freitas de Oliveira - campus Tauá (BPI-2B)

Projeto: Estimativa da Qualidade do Ovo Caipira Não Destrutiva por meio de Inteligência Artificial: Análise, Avaliação e Rastreabilidade

Um projeto busca desenvolver dois produtos para aprimorar a produção e comercialização de ovos caipiras: um modelo de inteligência artificial capaz de estimar, de forma não destrutiva, a qualidade interna do ovo, e um sistema de rastreabilidade que garante transparência e confiança ao consumidor. A iniciativa busca tornar a avaliação mais eficiente e sustentável, fortalecendo a valorização do ovo caipira no mercado. A pesquisa está atrelada ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Tauá e conta com a parceria da professora Nádia Braz. 

Vanessa Lopes Vasconcelos - campus Acopiara (BPI-2B)

Projeto: Gravidez na adolescência e evasão escolar no interior do Ceará: os impactos da ausência de creches municipais no acesso ao direito à educação

O projeto tem como foco central analisar como a inexistência de creches públicas na região Centro-Sul do Ceará influencia diretamente na evasão escolar de adolescentes grávidas. Com o objetivo principal de avaliar o impacto dessa evasão à luz da insuficiência de políticas públicas de apoio, a pesquisa buscará levantar dados sobre a quantidade de adolescentes grávidas matriculadas no ensino médio, identificar a oferta de creches nos municípios investigados e compreender as causas da exclusão escolar. A metodologia envolve abordagem bibliográfica e documental, com análise de dados quantitativos e qualitativos coletados em 13 municípios, abrangendo instituições estaduais, federais e o Instituto Federal do Ceará. A investigação incluirá gráficos, mapas e tabelas que relacionem a oferta de creches com os índices de evasão escolar, revelando as implicações sociais e estruturais da ausência dessa infraestrutura básica. A relevância do projeto está em sua proposta de gerar subsídios concretos para a formulação de políticas públicas que garantam o direito à educação, contribuindo para a redução da desigualdade e da perpetuação do ciclo de pobreza vivenciado por jovens mães no interior cearense.

Palavras-chave:
Financiamento Pesquisa Funcap

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