Qualificação profissional gratuita
IFCE abre 375 vagas em cursos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética
São ofertadas turmas presenciais em Cedro, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém e Tabuleiro do Norte
Publicada por Andressa Sanches em 20/02/2026 ― Atualizada em 20 de Fevereiro de 2026 às 11:40

O Instituto Federal do Ceará abriu processo seletivo para cursos gratuitos de qualificação profissional no âmbito do programa Qualifica Mais EnergIFE, voltado para capacitação nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. Ao todo, são 375 vagas ofertadas em turmas presenciais nos campi de Cedro, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém e Tabuleiro do Norte. Confira aqui o edital.
As formações contemplam os seguintes cursos:
- Auxiliar de Produção de Biocombustíveis (duas turmas em Maracanaú);
- Auxiliar de Operação de Biodigestores (duas turmas em Maracanaú);
- Eficiência Energética: Profissional de Manutenção em Sistemas Energéticos e Equipamentos Industriais (uma turma em cada um dos campi a seguir: Cedro, Jaguaribe e Tabuleiro do Norte);
- Energia Eólica: Fundamentos (uma turma no Pecém);
- Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (uma turma em cada um dos campi a seguir: Cedro, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Maracanaú);
- Mobilidade Elétrica: Profissional de Manutenção de Veículos Elétricos Levíssimos e de Duas Rodas (uma turma em cada um dos campi a seguir: Juazeiro do Norte e Maracanaú).
Cada turma contará com 25 vagas, distribuídas entre público interno e externo, com reserva de vagas para mulheres.
As cargas horárias variam entre 160 e 200 horas, conforme o curso, com aulas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e, em alguns casos, aos sábados pela manhã. As atividades serão desenvolvidas com abordagem teórica e prática, utilizando a infraestrutura dos campi participantes.
Os cursos são totalmente gratuitos. O deslocamento até o local das aulas é de responsabilidade do estudante. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender aos requisitos de escolaridade exigidos para cada formação, que variam entre Ensino Fundamental I completo e Ensino Médio completo.
As inscrições serão realizadas presencialmente, de 23 a 27 de fevereiro de 2026, nas recepções dos respectivos campi. A seleção ocorrerá por meio de sorteio público, conforme cronograma previsto no edital.
Sobre o EnergIFE
O programa Qualifica Mais EnergIFE qualifica mais pessoas através de cursos gratuitos de formação profissional, com o objetivo de atender à demanda do setor de energias renováveis, promover a inclusão produtiva e a empregabilidade. Os cursos são oferecidos em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e integram a política de fomento à formação profissional em áreas estratégicas para a transição energética.