ETAPA NACIONAL
Atletas do IFCE ganham cinco medalhas nos JIF
Judô e futebol faturam uma prata e dois bronzes. Além disso, judocas levaram dois ouros pelo time Nordeste
Publicada por Icaro Sousa em 04/12/2025 ― Atualizada em 4 de Dezembro de 2025 às 15:51

Os atletas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) fecharam sua participação na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), em Natal/RN, com cinco medalhas. Representando a instituição, foram conquistadas uma prata, no judô, com Gláuber Portela; e dois bronzes, na mesma modalidade, com Laís de Brito Modesto, e no futebol masculino. Além disso, os dois judocas integraram os times masculino e feminino do Nordeste, respectivamente, que ganharam os ouros das competições entre equipes regionais.
A equipe de basquete feminino conquistou uma vitória, mas foi eliminada na primeira fase. O evento foi realizado entre os dias 24 e 29 de novembro últimos e teve o IF do Rio Grande do Norte (IFRN) como anfitrião.
Para Gláuber Portela, aluno do campus de Fortaleza, a medalha na categoria meio-pesado (até 100kg) representou uma mistura de sentimentos. “Queria muito ter conquistado o ouro no nacional, porém, a prata é uma grande conquista”, pondera.
Emoção
O atleta exalta também o ouro por equipes pelo time Nordeste: “Foi bastante emocionante. A experiência de competir ao lado do pessoal do Rio Grande do Norte foi muito boa. Lembrou bastando os campeonatos por equipes que tem no judô profissional”.

A delegação do IFCE em Natal foi composta também por estudantes dos campi de Acopiara, Aracati, Caucaia, Cedro e Crato (inclusive a medalhista Laís, na categoria meio-pesado - até 78kg).
Na avaliação do chefe do Departamento de Educação Física e Esporte, Emmanuel Carneiro, os resultados obtidos pelo IFCE foram muito positivos. “Conquistamos medalha no judô por equipes pela segunda edição seguida, além de medalhas individuais tanto no masculino quanto no feminino. O futebol começou perdendo, mas se ressignificou ao longo da competição. E o basquete conquistou uma vitória e fez um excelente trabalho”, exalta.
Além disso, o gestor destacou outros aspectos da participação cearense: “Tivemos uma atleta trans no basquete, o que fortalece a luta pela diversidade e foi reconhecido como importante pelos outros institutos. Além disso, nossos alunos tiveram tempo para participar de atividades culturais, de lazer e de congregação com outras instituições. O esporte segue sendo uma importante ferramenta para a permanência e êxito dos nossos estudantes no IFCE”.
Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria
- Palavras-chave:
- esporte jif jif nacional judô