Prêmio de Extensão Anna Erika
Sobre o Prêmio
O Prêmio de Extensão Anna Erika Ferreira Lima Meireles visa premiar pessoas que desenvolvem e/ou desenvolveram ações no âmbito da extensão.
A premiação é concedida a cada dois anos a servidores/as docentes e técnicos/as administrativos/as (ativos e aposentados), estudantes do IFCE, comunidade de saberes extensionistas e extensionistas in memorian.
Anna Erika Ferreira Lima Meireles (1984-2022) foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas na instituição e defensora incansável dos povos indígenas, da luta antirracista, dos direitos ambientais e tantos outros. Anna Érika deixou um legado significativo em suas diversas áreas de atuação.
Era Doutora em Geografia (UFC - 2015), Mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UFC - 2008) e concluiu a Licenciatura e o Bacharelado em Geografia também pela UFC (2006). Desde 2008 era professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde estava ligada ao Departamento de Hospitalidade, Turismo e Lazer, além de ter sido professora permanente do Programa Associado em Ensino e Formação Docente (PPGEF/UNILAB-IFCE). Foi também Coordenadora do Programa de Doutorado Interinstitucional em Geografia (UFC-IFCE/2020) e atuou na implantação do primeiro Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-IFCE Campus Baturité - 2013). Coordenou o Neabi - Campus Fortaleza (2018-2021). Era Chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural (DESC-PROEXT/IFCE) e desenvolvia pesquisas na área de Geografia Humana, Relações Étnico-Raciais, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Soberania Alimentar. Também foi Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo Unificado de Estudos Turísticos e de Hospitalidade.
Assim, o prêmio tem como obetivos prestar homenagem à Professora Anna Erika Ferreira Lima Meireles pela defesa dos povos tradicionais e do meio ambiente, por sua luta antirracista e seu legado como pioneira na implantação e consolidação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IFCE e fortalecer e visibilizar as ações extensionistas desenvolvidas no IFCE, em parceria com as comunidades do seu entorno, através de projetos que valorizam as trocas de saberes e o compartilhamento de experiências.
2025
II Prêmio de Extensão Anna Erika - Edital de Abertura
2023
Em breve
Publicada em 5 de Junho de 2025 às 16:14 ― Atualizada em 24 de Junho de 2025 às 09:26