Gestão de Riscos
A Gestão de Riscos é um processo sistemático que visa identificar, avaliar e tratar os riscos que possam afetar o alcance dos objetivos institucionais.No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), esse processo tem como propósito fortalecer a governança, a transparência e a eficiência administrativa, promovendo a tomada de decisões baseada em evidências e prevenindo possíveis falhas que impactem a gestão pública.
A Política Gestão de Riscos do IFCE foi instituída pela Resolução nº 045, de 22 de maio de 2017, e atualizada pela Resolução CONSUP/IFCE nº 338, de 27 de agosto de 2025, ambas do Conselho Superior.
O documento estabelece os princípios, diretrizes e responsabilidades da gestão integrada de riscos, orientando os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos relacionados aos objetivos estratégicos, macroprocessos e projetos da instituição.
A política está alinhada à Instrução Normativa Conjunta Nº 1, de 10 de maio de 2016, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Controladoria-Geral da União, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal.
Com a atualização, o IFCE reafirma seu compromisso em incorporar a visão de riscos à tomada de decisões, consolidando uma cultura institucional de integridade, prevenção e melhoria contínua.
Além da política, o IFCE dispõe de um Manual de Gestão de Riscos, que orienta e padroniza as ações relacionadas ao processo de gerenciamento de riscos em toda a instituição.
Coordenadoria de Gestão de Riscos e Controles Internos
Para fortalecer a execução e o acompanhamento das práticas de gestão de riscos, foi criada a Coordenadoria de Gestão de Riscos e Controles Internos, unidade responsável por apoiar o Comitê de Governança, Riscos e Controle (CGRC) e promover a disseminação das boas práticas de governança no IFCE.
Compete à Coordenadoria de Gestão de Riscos e Controles Internos:
I. assessorar o Comitê de Governança, Riscos e Controle na aderência das ações da instituição às regulamentações, leis, códigos, normas e padrões relacionados à gestão de riscos e controles internos;
II. coordenar a elaboração e a revisão do Plano de Gestão de Riscos e do Relatório de Gestão de Riscos;
III. monitorar o processo de gerenciamento dos riscos do IFCE e propor ações para seu aperfeiçoamento;
IV. propor metodologias e ferramentas de gestão de riscos e controles internos;
V. coordenar a disseminação de informações sobre o processo de gestão de riscos e controles internos no IFCE;
VI. orientar e promover o treinamento dos servidores do IFCE em temas relacionados à gestão de riscos e controles internos;
VII. promover ações integradas com outras áreas do IFCE voltadas ao aprimoramento da gestão de riscos e controles internos;
VIII. propor iniciativas e boas práticas voltadas ao fortalecimento dos controles internos administrativos e ao gerenciamento de riscos;
IX. desenvolver outras atividades relacionadas à sua área de competência, conforme deliberações do Comitê de Governança, Riscos e Controle;
X. subsidiar o Comitê de Governança, Riscos e Controle com informações relevantes para a tomada de decisão; e
XI . participar, quando convocada, das reuniões do Comitê de Governança, Riscos e Controle.
A Política de Gestão de Riscos do IFCE e seus documentos complementares poderão ser periodicamente reavaliados pelo Comitê de Governança, Riscos e Controle, conforme as necessidades institucionais e as normas vigentes.
Publicada em 21 de Outubro de 2025 às 10:11 (há 3 semanas, 3 dias)
Atualizada em 21 de Outubro de 2025 às 10:11 (há 3 semanas, 3 dias)