- Carga horária:
- 3.200 horas
- Duração:
- 4 anos
- Tipo de ensino:
- Presencial
- Oferta em:
- Crateús
- Projeto Pedagógico:
- Baixe o PPC
Licenciatura em Matemática é um curso de nível superior que habilita estudantes para atuarem como professores de Matemática na Educação Básica nos anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O IFCE campus Crateús possui um curso que destaca-se pela sua matriz curricular inovadora, com uma grande diversidade de disciplinas específicas, além de focar a formação didático pedagógica dos egressos por meio de um corpo docente especializado e seus laboratórios de ensino.
Perfil do Profissional Concludente
- Compreender a importância da aprendizagem dos conceitos matemáticos na formação de indivíduos críticos para o exercício de sua cidadania;
- Ter criatividade e versatilidade, apropriando-se da tecnologia, a fim de poder utilizar materiais alternativos e softwares como recursos didáticos para o Ensino da Matemática;
- Ser capaz de agir e interagir com a sociedade, utilizando-se da criatividade e da autodisciplina para a construção de estratégias favoráveis ao desenvolvimento e a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, além de contribuir com demandas sociais gerais por meio de atividades que envolvam a sociedade e também as instituições de ensino das quais farão parte;
- Ser capaz de desenvolver e estimular práticas sustentáveis buscando a preservação do meio ambiente e primando pela construção de uma sociedade com uma forte consciência ambiental;
- Ser capaz de exercer funções em instituições públicas ou privadas que necessitem de profissionais com conhecimento necessário para modelar suas situações-problema.
Área de Atuação
O licenciado irá atuar na docência de Matemática na Educação Básica, desde o Fundamental II (6º ao 9º ano) até o 3º ano do Ensino Médio regular ou profissionalizante e como professor da Educação Profissional. Desenvolverá competências e habilidades para atuar em diversas modalidades de ensino regular como a educação para pessoas com necessidades educacionais específicas e educação indígena. O docente poderá atuar no Ensino Superior, dando continuidade a sua formação acadêmica, concluindo a pós-graduação Lato Sensu e/ou Stricto Sensu (Especialização e/ou Mestrado, Doutorado). Ele também poderá atuar em empresas públicas ou privadas que necessitem de profissionais com determinados conhecimentos matemáticos como consultoria em instituições financeiras e pesquisa operacional em indústrias ou outras instituições que necessitem de profissionais que modelam situações-problema específicas, centros e museus de ciências e também na divulgação científica.
Corpo docente
Professor(a) | Formação | Currículo Lattes |
---|---|---|
Aelton Biasi Giroldo | Ciências Biológicas | http://lattes.cnpq.br/9677293856619949 |
Antônia Daiana Andrade de Araújo | ||
Cibelle Euridice Araújo Sousa | ||
Diego Alves da Costa | ||
Elano Caio do Nascimento | ||
Ezio Raul Alves de Sá | ||
Francisco Ferreira de Souza | ||
Jacqueline Rodrigues Peixoto | ||
Jefferson Saraiva Ferreira | ||
João Oliveira Alves | ||
Liandro Torres Beserra | ||
Luis Nery Rodrigues | ||
Luciana Cristina Nogueira de Moraes Bezerra | http://lattes.cnpq.br/5014038021914233 | |
Marina Cabral Rebouças | Engenharia de Alimentos | http://lattes.cnpq.br/6908892068345101 |
Marcelo Araújo Lima | Sistemas de Computação | http://lattes.cnpq.br/1566570461345807 |
Rosangela Vieira Freire | ||
Valéria Correia Lourenço | Língua Portuguesa e Literaturas | http://lattes.cnpq.br/0561205711559090 |
Documentos do curso
Contato
Coordenador: Valricelio Menezes Xavier ( lattes )
E-mail: cclmat.crateus@ifce.edu.br
Telefone: (88) 2151 - 2943