- Carga horária:
- 1200h
- Duração:
- 1 ano e meio
- Tipo de ensino:
- Presencial
- Eixo tecnológico:
- Desenvolvimento Educacional e Social
- Oferta em:
- Acopiara
- Projeto Pedagógico:
- Baixe o PPC
Apresentação
A presença da pessoa surda em todos os espaços sociais têm sido cada vez mais constante devido à grande força difusora da Língua Brasileira de Sinais (Libras), após promulgados normativos como a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que reconhecem a comunidade surda e sua língua de comunicação como legítimas.
Por meio da Libras, todos conhecimentos são acessíveis aos surdos, possibilitando o pleno desenvolvimento de suas capacidades linguísticas e cognitivas no âmbito pessoal, acadêmico, profissional e cultural.
Para garantir a presença e permanência da pessoa surda em todos os espaços sociais que ela desejar estar, se faz necessária a presença do profissional intérprete de Libras.
Este profissional é apto a mediar discursos da Libras para o Português e vice-versa nos contextos educacional, religioso, jurídico, empresarial e sanitário. Essa é a razão de ser do curso técnico subsequente em Tradução e Interpretação de Libras: formar profissionais tradutores e intérpretes capazes de formar o elo surdo-ouvinte, derrubar as barreiras comunicacionais e tornar o processo inclusivo uma realidade.
Coordenadora
Raquece Mota Honorio Cruz
Titulação: mestra
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3386659561826215
E-mail: raquece.cruz@ifce.edu.br