Inovação
Startups do IFCE representam o Vale do Jaguaribe no Siará Tech Summit 2025
Iniciativas ganham espaço em evento de inovação e negócios
Publicada por Marcelo Costa em 07/10/2025 ― Atualizada em 7 de Outubro de 2025 às 11:40
Onze startups ligadas aos campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Vale do Jaguaribe participarão do Siará Tech Summit 2025, evento promovido pelo Sebrae, de 8 a 10 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A ação é fomentada pelo Escritório de Inovação do Vale do Jaguaribe (Eivale), que reúne esforços regionais em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo, vinculado ao Polo de Inovação do IFCE.
O evento, considerado um dos maiores do Nordeste na área de inovação e negócios, reunirá startups, empresas, investidores e instituições de governo e outras entidades para discutir temas como transformação digital, inteligência artificial, sustentabilidade, energias renováveis, soluções governamentais, dentre outros.
- startups do Vale do Jaguaribe vão participar do Siará Tech Summit 2025
- 11
Segundo o agente local de inovação Adriano Lima, a participação marca um passo importante para a consolidação do Vale do Jaguaribe como polo emergente de tecnologia. “Esse tipo de evento é fundamental para dar visibilidade às ideias e às soluções que nascem aqui na região. O IFCE atua como catalisador desse processo e mostra que o Vale também é inovador e competitivo frente ao estado do Ceará”, destacou.
Entre as startups ligadas ao campus Tabuleiro do Norte estão a Zampet e a Palpita Agora, do setor de comércio e serviços; a Avalia Irriga, voltada ao agronegócio; e duas iniciativas de impacto social e governamental: Resourcify e SeeWay. Adriano Lima explica que o Eivale também atuará no suporte logístico e na articulação de conexões durante o evento, promovendo a aproximação entre empreendedores e o setor produtivo.
O estudante Daniel Fernandes, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, participa pelo segundo ano consecutivo com a startup SeeWay, criadora do software Panopty, voltado à gestão de municípios. "Ela visa melhorar a gestão do município, facilitando o monitoramento dos dados. Dentre esses dados, estão receitas, despesas, contratos, alvarás, iluminação pública", explica
Para Daniel, a vivência no Siará Tech é também uma oportunidade de aprendizado. "Eu acho que é uma experiência única. Eu fui ano passado. Esse ano eu estou super empolgado pra ir também. Tipo assim, é coisa de outro mundo”, afirmou.
O Siará Tech Summit 2025 contará com painéis, mostras de startups e rodadas de negócios, conectando diferentes setores da economia cearense. A presença do IFCE no evento reforça o papel da instituição no fortalecimento do ecossistema de inovação do Vale do Jaguaribe, aproximando o conhecimento científico da prática empreendedora.
- Palavras-chave:
- IFCE Limoeiro do Norte Morada Nova Siará Tech Summit Tabuleiro do Norte