Pesquisa
Cinco projetos são contemplados com recurso nos editais de iniciação científica
No total, dez propostas alcançaram a fase final da seleção de cinco editais da PRPI
Publicada por Marcelo Costa em 20/08/2025 ― Atualizada em 20 de Agosto de 2025 às 14:15

O campus Tabuleiro do Norte obteve destaque nos cinco editais de iniciação científica lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) para o ciclo 2025-2026. Foram aprovados cinco projetos com bolsa e outros cinco classificados, envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
Dentre os projetos que foram contemplados com recursos, estão: "Além da distração: Estratégias de leitura para adolescentes com TDAH no Ensino Médio integrado", proposto pelo professor Carlos Cruz; "Saúde inteligente: Monitoramente preditivo e apoio digital ao autocuidado em pacientes crônicos" e "Dificuldades encontradas pelos alunos dos IFES no desenvolvimento de startups: Um estudo de diagnóstico e proposição de soluções", propostos pelo professor Jarbas Vidal; e "Caracterização da água superficial na nascente do Corrente" e "Acompanhamento do descarte irregular de resíduos sólidos na área da sub-bacia do Baixo Jaguaribe", propostos pelo professor Wyllame Gondim.
Segundo o coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, professor João Dehon, o resultado obtido nos editais reforça o compromisso de produção científica. "Esse resultado mostra que estamos conseguindo incentivar, desde cedo, a iniciação científica de nossos estudantes, ampliando suas oportunidades acadêmicas e profissionais", afirma.
Os projetos contemplam áreas como Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Gestão, refletindo demandas locais e regionais. Para o coordenador, isso garante que o conhecimento repercuta na comunidade. Os benefícios, segundo ele, se estendem à comunidade interna e externa. Além de fortalecer a formação de professores e alunos, os projetos contribuem com soluções para problemas locais, apoiam políticas públicas e estimulam o desenvolvimento socioeconômico da região.“Isso é essencial para que a pesquisa desenvolvida no campus tenha impacto concreto na realidade local, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, destacou.
Esse resultado mostra que estamos conseguindo incentivar, desde cedo, a iniciação científica.
João Dehon ressalta ainda a importância da participação dos estudantes, uma vez que os projetos serão contemplados com recursos. “Eles desenvolvem habilidades de análise crítica, autonomia intelectual e capacidade de inovação, elementos fundamentais tanto para a continuidade da formação acadêmica quanto para a inserção no mercado de trabalho”, afirmou.
Um dos estudantes já envolvidos na pesquisa é Guilherme Domingos, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente cursando o quinto semestre, o aluno destaca que os projetos dos quais participou oportunizaram por em prática diversos conhecimentos acumulados ao longo do curso.
"Inicialmente, estudei programação, voltado para a criação de programas. Com a participação nos projetos, fui vendo um novo campo, que é o aprendizado de máquina, usando o processamento computacional para fazer análise preditiva. Esse período foi importante para conhecer como aplicar esse aprendizado de máquina em situações reais", explica Guilherme.
Além dos projetos contemplados com recursos, outras cinco propostas foram classificadas: "Sistemas de resposta automatizada e apoio à decisão para gestão inteligente de recursos hídricos", do professor Jarbas Vidal; "Educação e pluralidade: Letramentos para as relações étnico-raciais e diversidade de gênero na formação do professor de línguas", da professora Talita Ferreira; "A influência da língua materna e a identidade do falante na pronúncia da língua inglesa: um estudo à luz da fonética e da fonologia", da professora Cristiane Cruz; "Eficiência na gestão de manutenção dos ativos institucionais: um estudo no IFCE campus Tabuleiro do Norte", do professor Wyllame Gondim; e "Savia - Sistema de Avaliação e Visão Institucional Automatizada", do professor Marisergio Oliveira.
- Palavras-chave:
- IFCE Iniciação científica Pesquisa Tabuleiro do Norte