IV Jornada de Letras

Inscrições e Submissão de Trabalhos (ATÉ 15/junho)
II Concurso Literário
Programação
Confira as atividades:
- 1º dia | 17 de junho (terça-feira)
- Manhã
7h
Credenciamento
7h30
Cerimônia de abertura / Apresentação cultural: recital de poesia multilíngue
8h
Conferência de abertura
“Letramento do professor: práticas, saberes e (re)invenções no ensino de língua”
Convidada: Profa. Dra. Meire Celedonio (IFCE – campus Limoeiro do Norte)
Mediação: Gilza Barros (IFCE)
9h
Café compartilhado + Exposição literária: "Livros que
transformam" (acervo do campus e doações).
9h30
Oficina simultâneas
Oficina 1: Speak Up: oficina de conversação em inglês
Oficina 2: Sing Along: aprenda inglês com música
Oficina 3: O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa através de Provérbios
Oficina 4: Tradução de Quadrinhos
Sala Imersiva
Tarde
13h15
Palestra: “Entre Saberes e Práticas: A Formação de Professores de Letras para uma
Educação Inclusiva”
Convidado: Prof. Dr. Marcos Rosendo (FAFIDAM/UECE)
15h
Intervalo + Exposição literária: "Livros que transformam"
15h30
Apresentação de Trabalhos – Comunicações orais
- 2º dia | 18 de junho (quarta-feira)
- Manhã
7h30
Mesa-redonda: “Práticas pedagógicas em Português e Inglês: relatos de experiências no estágio supervisionado”
Participantes: Profa. Ma. Irani Mendes (IFCE); Profa. Ma. Leiliana Freire (IFCE); Profa. Ma. Cristiane Cruz (IFCE)
Mediação: Rildejane Almeida (Estudante - IFCE)
9h
Café compartilhado + Exposição literária: "Livros que
transformam"
9h30 às 11h30
Apresentação de Trabalhos - Comunicações Orais
Tarde
13h15
Conferência de Encerramento
“Saberes e práticas docentes na escola: como (sobre)viver na escola em tempos desafiadores”
Palestrante: Prof. Me. Hiran Brasil (IFCE)
Mediação: Lierllen (Estudante - IFCE)
Convidados(as)
Profa. Meire Celedônio (IFCE)

Doutora, com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa com Bolsa da CAPES, e mestre (2015) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. É integrante do Grupo de Pesquisa GEPLA da UFC. Atua no programa de Português Língua Adicional do IFCE. É vice coordenadora do grupo de pesquisa LinForm ligado ao IFRN. Atua, principalmente, nos seguintes temas: produção de texto; elementos linguísticos discursivo; material didático; letramento acadêmico, ensino-aprendizagem de LM e LE.
Prof. Marcos Rosendo (Uece/Fafidam)

Doutor e Mestre em Letras, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2020) e pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2015), respectivamente. Graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (2012). Especialista em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2013).
Prof. Hiran Nogueira (IFCE)

Mestre em Linguística Aplicada pela UECE (2013). Possui graduação em Letras/Espanhol também pela UECE (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Aracati. Realiza pesquisas sobre Multimodalidade, Livro Didático de Línguas Estrangeiras, Ensino/Aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira e Espanhol para fins específicos, principalmente na área de Hospitalidade e Lazer.
Grupos de trabalho
GT 1 – Literaturas em diálogo: entre línguas e culturas
Este GT acolhe trabalhos que investiguem a literatura produzida em língua portuguesa, inglesa ou em línguas clássicas, em diferentes contextos históricos, culturais e críticos. São bem-vindas abordagens interdisciplinares, comparatistas, estudos de gênero, pós-coloniais, decoloniais, entre outros que explorem as múltiplas formas de leitura, análise e ensino da literatura nas licenciaturas.
Coordenador: Prof. Jório Cunha - DATA: 17/06/2025 – 15h30 - SALA: 101 – Bloco de Letras
GT 2 – Práticas de ensino-aprendizagem de línguas: desafios e reinvenções
Voltado para pesquisas e experiências sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa como língua materna e de línguas estrangeiras (especialmente inglês), este GT propõe refletir sobre metodologias, abordagens didáticas, políticas linguísticas, formação de leitores e escritores, bem como o papel do professor nesse processo.
Coordenadora: Profa. Ritacy Azevedo - DATA: 17/06/2025 – 15h30 - SALA: 102 – Bloco de Letras
GT 3 – Tecnologias digitais e ensino de línguas: práticas e reflexões
Este GT reúne investigações que discutem o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas, tanto no contexto presencial quanto remoto. São esperados trabalhos sobre recursos digitais, ambientes virtuais, gamificação, letramentos digitais, inteligência artificial, redes sociais e suas implicações na prática docente.
Coordenadora: Profa. Cristiane Cruz - DATA: 18/06/2025 – 9h30 - SALA: 101 – Bloco de Letras

GT 4 – Educação, formação docente e políticas educacionais
Espaço para discussões sobre os processos formativos de professores de línguas, suas práticas pedagógicas, saberes docentes, experiências em estágios, políticas públicas educacionais, diversidade, inclusão e os desafios contemporâneos da docência no contexto das Letras.
Coordenadora: Profa. Irani Mendes - DATA: 18/06/2025 – 9h30 - SALA: 101 – Bloco de Letras
GT 5 – Saberes em construção: relatos de experiências formativas na graduação
Este GT acolhe relatos e análises de experiências vividas por estudantes e docentes no âmbito de programas e projetos de formação como PIBID, PIBIC, Residência Pedagógica, monitoria, estágios supervisionados e participação em núcleos institucionais como NEABI, NUGEDS e NAPNE. São esperados trabalhos que reflitam sobre práticas de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação docente, à valorização da diversidade e à articulação entre teoria e prática no curso de Letras.
Coordenadora: Profa. Talita Ferreira DATA: 18/06/2025 – 9h30 SALA: 102 – Bloco de Letras
Publicada em 26 de Maio de 2025 às 15:23 ― Atualizada em 16 de Junho de 2025 às 15:23