E-mail estudantil
O IFCE disponibiliza a todos os estudantes o serviço de e-mail estudantil (@aluno.ifce.edu.br). Por meio dele você tem acesso à conta de e-mail e outros serviços do Google.
Como faço para criar meu e-mail?
Para criar o e-mail do IFCE, você deve acessar o Suap (suap.ifce.edu.br), informar o seu número de matrícula e a senha padrão, seguindo o modelo abaixo:
Após o login no Suap, clique em "Escolha seu e-mail acadêmico". O sistema gerará algumas opções automaticamente. Faça a sua escolha e clique em "Enviar".
No topo da página, deverá aparecer uma mensagem informando que o e-mail foi definido com sucesso e estará disponível para uso em 4 horas. Após esse prazo, altere sua senha no SUAP para que haja sincronização da senha com o e-mail.
Caso você não possua e-mail secundário cadastrado, registre-o na área de "Pendências" e em seguida já é possível encerrar o SUAP clicando em "sair". Feito os procedimentos acima, o e-mail está criado. Após 4 horas, é necessário retornar para alterar a senha.
Como alterar a senha do e-mail?
Acesse suap.ifce.edu.br, e clique na área "Esqueceu ou deseja alterar sua senha?". Na tela "Alterar Senha" informe o usuário (número de matrícula sem pontos ou traços) e CPF (sem pontos ou traços). Clique em "Não sou um robô" e "Enviar"
Será exibida uma mensagem de que foi enviado um email com instruções de recuperação para o e-mail pessoal cadastrado. Acesse o seu e-mail pessoal e leia a mensagem recebida, lembrando de conferir se não foi para a caixa spam/lixo eletrônico. Digite a nova senha seguindo o padrão sugerido (no mínimo 8 caracteres com variações de letras maiúsculas e minúsculas e/ou números e símbolos).
Por fim, acesse gmail.com, digite o e-mail institucional completo e a senha que foi escolhida no Suap.
Dúvidas?
Qualquer dúvida sobre o processo de criação de e-mail pode ser sanada por meio da equipe da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do campus.
Publicada em 6 de Maio de 2025 às 11:27 ― Atualizada em 6 de Maio de 2025 às 11:27