O campus
O campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará está localizado em um dos pontos turísticos mais visitados do município: a região do Açude Cedro. A instituição chegou à cidade para implantar no Sertão Central um ensino público, gratuito e de qualidade tanto em nível técnico quanto em nível superior; e, com isso, qualificar jovens, adolescentes e adultos para o mercado de trabalho.
O Instituto integra a centenária Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 1909. A Rede é formada por 38 Institutos, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets), 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais e pelo Colégio Pedro II, estando presente em todos os estados brasileiros. No Ceará, estamos em 33 municípios.
Em Quixadá, são cinco cursos superiores (Licenciatura em Química, Licenciatura em Geografia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção Civil e Engenharia Civil) e três cursos técnicos (Química, nas modalidades integrado e subsequente; Edificações, também nas modalidades integrado e subsequente; e Meio Ambiente, na modalidade subsequente).
Os cursos de nível técnico são para quem vai cursar o Ensino Médio na instituição (integrado) ou para quem já terminou o Ensino Médio (subsequente).
O campus conta com uma estrutura de:
- 27 laboratórios
- Consultório odontológico
- Serviço de psicologia
- Serviço de enfermagem
- Auditório (com capacidade para 200 pessoas)
- Miniauditório (para 60 pessoas)
- Biblioteca (com um acervo de 7.965 mil livros)
- Área de convivência
- Gabinetes de professores
- Complexo esportivo com ginásio, academia, campo de futebol e quadra de vôlei de areia
Trocar conhecimento com a comunidade, nas ações de extensão, ser referência na promoção de cuidados com o meio ambiente e produzir conhecimento - por meio das pesquisas - são os nossos maiores compromissos. Para isso, a cada ano, nossa estrutura cresce. Atualmente, mais de 150 profissionais (entre professores, técnicos e terceirizados) trabalham em nosso campus a serviço da educação.
O IFCE chegou a Quixadá na segunda fase do plano de expansão da Rede Federal promovida pelo governo federal em 2007 e iniciou as atividades no dia 10 de junho de 2008, mediante portaria nº 688, do Ministério da Educação (MEC), com data de 9 de junho de 2008.
Publicada em 15 de Setembro de 2025 às 16:05 (há 6 dias, 15 horas)
Atualizada em 15 de Setembro de 2025 às 16:05 (há 6 dias, 15 horas)