Programas de Extensão
Programa de Extensão consiste em um conjunto articulado de, no mínimo, dois projetos de extensão; ou um projeto e um evento, vinculados dentro do sistema de gerenciamento das atividades de extensão, podendo contemplar outras ações de extensão, como cursos, eventos e prestação de serviços de extensão social, comunitária e tecnológica, com duração de médio e longo prazo, que tenham caráter contínuo, regular, multidisciplinar e indissociável da pesquisa e do ensino, com o envolvimento, obrigatoriamente, da comunidade externa, de discentes e servidores/as.
Tipos de Programas executados no campus Pecém
- Pronatec
- NAPNES
- NEABIS
- Mulheres Mil
- Energife
- Partiu IF
- Jovem Aprendiz
- Egressos
- Estágios
Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) tem o perfil de inclusão social, com principal objetivo de expandir a oferta de ensino técnico e tecnológico, através de oportuniades em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC).
NAPNES
Os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) objetivam criar uma cultura da “educação para convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar contribuir com a inclusão na instituição.
NEABIS
Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) têm como missão sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e de outras formas de discriminações, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará.
Mulheres Mil
O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.
Podem ser oferecidos cursos de qualificação profissional de Formação Inicial e Continuada, com carga horária mínima de 160 horas distribuídos em diversas opções profissionais, organizados em 12 eixos tecnológicos.
ENERGIFE
O programa Qualifica Mais EnergIFE qualifica pessoas para atuar nas áreas de energias renováveis, eficiência energética e sustentabilidade, através de cursos gratuitos de formação profissional, com o objetivo de promover a inclusão produtiva e a empregabilidade. Os cursos são oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa EnergIFE, em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Partiu IF
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) aderiu ao Programa Partiu IF, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
O Programa Partiu IF tem o objetivo de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas, buscando recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acesso ao ensino médio na Rede Federal de Educação.
Jovem Aprendiz
A Aprendizagem Profissional é uma política pública de inclusão de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e de pessoas com deficiência, sem limite de idade, no mercado de trabalho. Além de inseri-los no mercado de trabalho, oportuniza às empresas formarem mão-de-obra qualificada. Empresas de grande e médio porte podem contratar esses jovens na condição de aprendizes, desde que estejam matriculados em cursos de aprendizagem profissional.
Egressos e Estágios
Informações sobre legislações, modelos e documentos institucionais: https://portal.ifce.edu.br/institucional/extensao/portal-de-estagios-e-egressos/regulamentacao/
Publicada em 23 de Setembro de 2025 às 15:13 (há 1 mês, 2 semanas)
Atualizada em 31 de Outubro de 2025 às 18:15 (há 1 semana, 3 dias)