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Extensão

Projeto busca fortalecer educação inclusiva no ensino médio cearense

O trabalho é desenvolvido pelo IFCE Iguatu, em parceria com a EEMTI Filgueiras Lima e a CREDE 16.

Publicada por Amanda Alboino em 23/05/2025 Atualizada há 1 semana, 2 dias

Napne - Célia Freitas

Em 2025, a educação inclusiva continua sendo um dos principais desafios e compromissos das escolas públicas brasileiras. A legislação garante o direito de todos os estudantes à aprendizagem em salas regulares mesmo com necessidades diferentes. É nesse cenário que nasce o projeto de extensão “A educação especial na perspectiva da educação inclusiva no ensino médio cearense”, desenvolvido por professores do IFCE campus Iguatu, em parceria com a comunidade escolar da EEMTI Filgueiras Lima e a CREDE 16.

O objetivo é entender melhor a realidade dos estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades, e construir práticas que façam da escola um lugar onde todos possam aprender com dignidade.

O projeto é coordenado pelos por Célia Maria Freitas Guedes Amorim, e também integram o grupo o pedagogo José Ricardo Mota e a estudante Maria Socorro Bezerra de Sousa. Além da equipe do IFCE, participam professores e gestores da escola EEMTI Filgueiras Lima e da equipe da CREDE 16, que representa a Secretaria da Educação no Centro-Sul do estado.

As atividades são organizadas em três etapas principais:

1) Ouvir os professores sobre suas dificuldades;

2) Mapear os tipos de deficiência mais comuns nas escolas;

3) Propor ações práticas para melhorar a inclusão nas salas de aula.

A equipe também realizou visitas às escolas e conversou com profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de coordenadores e gestores escolares. Entre as ações desenvolvidas estão rodas de conversa, oficinas de Libras e Braille, atividades sobre o autismo, criação de planos de ensino individualizado, jogos pedagógicos com materiais simples, workshops sobre metodologias ativas e momentos de acolhimento e saúde mental para professores e estudantes. As atividades acontecem em diferentes espaços: IFCE Iguatu, EEMTI Filgueiras Lima, APAE, CAEE e outros locais da cidade.

Período do projeto

O projeto começou em maio de 2025 e segue até março de 2026, com uma carga de 180 horas. A aula inaugural aconteceu no dia 8 de maio, com a palestra “A educação especial como modalidade de ensino – conceitos e terminologias convenientes na atualidade para promoção da educação inclusiva”, ministrada pela professora Monik Abreu, da CREDE 16, e mediada pela professora Célia Amorim, do IFCE.

Palavras-chave:
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