Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Monitoria

Professores podem submeter planos de monitoria para 2026 no IFCE Iguatu

Seleção escolherá três planos de monitoria voltados ao fortalecimento do ensino e do acompanhamento estudantil

Publicada por Amanda Alboino em 15/05/2026 Atualizada em 15 de Maio de 2026 às 17:24

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu lançou edital para seleção de planos de monitoria que serão desenvolvidos ao longo de 2026 por professores orientadores e estudantes monitores.

O processo seletivo prevê a escolha de três planos de monitoria, com foco no fortalecimento do ensino e aprendizagem, apoio aos estudantes com dificuldades acadêmicas e desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas.

As inscrições estarão abertas das 8h do dia 19 de maio até as 17h do dia 24 de maio de 2026 e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no edital.

Podem participar docentes efetivos ou substitutos do IFCE que estejam em atividade em sala de aula. Cada professor poderá submeter apenas um plano de monitoria vinculado a um componente curricular, exceto estágios, laboratórios e trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Os planos serão avaliados com base em critérios como justificativa, objetivos, atividades propostas e resultados esperados para melhoria da aprendizagem dos estudantes.

De acordo com o edital, cada plano aprovado poderá contar com duas vagas de monitoria: uma destinada a estudante bolsista e outra para monitor voluntário.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 4 de junho de 2026.

A monitoria tem como objetivo contribuir para a permanência e êxito estudantil, além de proporcionar aprofundamento acadêmico aos estudantes monitores e apoio às práticas pedagógicas dos docentes.