70 anos de conquistas
Estudantes do IFCE Iguatu conquistam primeiro e segundo lugares em Olimpíadas de Química 2025
Os professores ressaltam que os resultados refletem o empenho dos alunos e a qualidade do trabalho desenvolvido no IFCE
Publicada por Amanda Alboino em 09/10/2025 ― Atualizada em 10 de Outubro de 2025 às 20:15
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Iguatu, celebra o desempenho dos estudantes Sandro Oliveira e Davi Felizardo, que conquistaram destaque nas Olimpíadas de Química 2025, competições de grande reconhecimento no cenário científico nacional.

O aluno Sandro Oliveira, do curso Técnico em Informática, alcançou o primeiro lugar geral na Olimpíada Norte e Nordeste de Química (ONNeQ 2025), uma das principais competições da área, que reúne participantes de todos os estados das regiões Norte e Nordeste do país. A conquista representa um marco para o campus e reforça a excelência do ensino desenvolvido pelo IFCE.
Sandro já acumula conquistas em olimpíadas de conhecimento. No ano anterior, o estudante obteve a primeira colocação na Olimpíada Cearense de Química, na modalidade B. Para ele, o aprendizado em Química vai além das fórmulas e reações. “Química é muito além de compreender as propriedades da tabela periódica, é compreender minha existência. Estudar tal área foi e é encantador, principalmente pelo auxílio dos meus mestres”, destacou o aluno.

Outro destaque foi o estudante Davi Felizardo, do curso de Licenciatura em Química, que conquistou o segundo lugar no estado do Ceará na Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ 2025). Esse resultado é inédito para o campus e representa o fortalecimento da formação acadêmica oferecida na área.
Os professores Benjamim Henrique e José Mariano, responsáveis pela preparação dos estudantes, ressaltaram que os resultados refletem o empenho dos alunos e a qualidade do trabalho desenvolvido no IFCE. Eles destacam ainda que as olimpíadas são espaços importantes para o desenvolvimento do pensamento científico, descoberta de talentos e estímulo à superação acadêmica.