Enicit 2025
Canindé participa de Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica
29 estudantes apresentaram trabalhos em áreas como Educação Física, Ensino e Educação, Ciência da Computação e Matemática
Publicada por Andressa Sanches em 23/10/2025 ― Atualizada em 23 de Outubro de 2025 às 14:02

29 estudantes do campus de Canindé participaram, nesta quinta-feira (22), do Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (ENICIT 2025). O evento foi realizado no campus de Fortaleza e contou ainda com representantes dos campi de Caucaia e Horizonte.
O Enicit é um evento obrigatório para bolsistas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Jr, PIBIC Jr AF, PIBITI e PICTV). Participam estudantes de cursos técnicos e de graduação, e seus respectivos orientadores, que apresentam pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. O objetivo é acompanhar e avaliar o trabalho de pesquisa conforme as normas internas da própria instituição e dos órgãos de fomento nacionais. Além disso, o encontro busca promover a divulgação de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE, proporcionando a troca de experiências.
Canindé apresentou discussões e resultados de 29 trabalhos nas áreas de Educação Física, Ensino e Educação, Ciência da Computação e Matemática. Confira a lista:
| A dioptra como recurso didático: explorando potencialidades para o ensino de Matemática (Francisco Heverson Santos da Silva) | Abandono de estudantes de licenciatura: uma revisão literária (Francisco Diego Alves de Morais) | Calculadora de Habilidades Fundamentais (CHF) (Samuel Souza Teles) |
| Criação de uma base de dados para estimativa de poses de habilidades motoras fundamentais em crianças (Verberson Silva Nascimento) | Determinação da gordura corporal segmentar em idosos assistidos pelos CRAS da cidade de Canindé (Antonio Emerson Lima Silva) | Diagnóstico de Sarcopenia através do nível de força em idosos(as) assistidos(as) em dois Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, na cidade de Canindé (Samara Viana da Silva) |
| Diferenciação entre as manifestações de ansiedade e do sono durante a transição do período pandêmico em relação ao sexo biológico (Ana Mara Ferreira da Costa) | Eficiência dos preditores de risco cardiometabólico associado a gordura visceral (Maria Erinalda Soares Ferreira) | Estratificação de doenças cardiometabólicas e do comportamento cardiovascular em idosos socialmente vulneráveis (Natalia de Sousa Lima) |
| Explorando a relação entre a eficiência acadêmica e perfil de ansiedade em discentes participantes dos jogos do Instituto Federal do Ceará (Danilo Pereira do Nascimento) | Gamificação do patrimônio cultural: jogos digitais como uma ferramenta para preservação e disseminação da história e cultura local para crianças (Pedro Victor Pereira de Sousa) | Habilidades motoras fundamentais em crianças: um estudo de levantamento (Aline Maria Silva de Moura) |
| Inclusão na formação inicial de professores de educação física no âmbito do Programa Residência Pedagógica (Maria Thamires Freitas Costa) | Indicadores de atividade física de crianças e adolescentes: monitoramento por meio de visão computacional aplicada à inteligência artificial (Francisco Diêgo Almeida do Nascimento) | Integração da Cultura Maker ao Ensino de Matemática: Relato de uma Oficina com o Tinkercad (Antonia Maria Vitória Silva Santos) |
| Jogos digitais para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas em crianças (Victoria Freitas Sousa) | Levantamento de algoritmos de estimativa de pose por captura de vídeo de crianças e adolescentes em ambiente de práticas motoras controladas (Thais Farias Cardoso) | Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias e redes sociais (Antonia Alice do Nascimento Café) |
| Meu futuro na docência: expectativas de estudantes de licenciatura em educação física sobre a atuação docente (Antonia Larissa Costa Silva) | Modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem: evidências de uma experiência formativa (Antonia Jackeline Martins Brito) | O Pibid e o PRP na perspectiva de professores de Educação Física experientes (Maria Do Rosário Madeiros Lopes) |
| Percepções de Estudantes de Tecnologia da Informação sobre a utilização de forma ética do ChatGPT no Ensino (Patrícia Alves de Sousa) | Projeto Fênix Digital: Reuso e Otimização (João Pedro de Lima Ribeiro) | Prototipagem Rápida e Aprendizagem Assistida: Desenvolvimento de aplicações em Python com o Suporte da Inteligência Artificial Gemini (Valnicio Gomes Silva Junior) |
| Rastreamento da síndrome metabólica em discentes da região central do Ceará: biomarcação morfológica e cardiovascular (Maria Andreza Silva Viana) | Recorte sociodemográfico e do nível de atividade física em discentes do IFCE Campus Canindé (Francisco Diego Ferreira da Silva) | Relato de experiência, laboratório de PD&I como potencializador de competências na formação acadêmica (Larissa Lacerda) |
| Tecnologias digitais e formação de professores: práticas e instrumentos utilizados por estudantes de licenciatura em Educação Física no PRP (Maria Diva Barbosa Lima) | Tecnologias digitais na formação inicial em educação física: mapeamento das experiências no Pibid (Larissa Silva Ferreira) |