Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Enicit 2025

Canindé participa de Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica

29 estudantes apresentaram trabalhos em áreas como Educação Física, Ensino e Educação, Ciência da Computação e Matemática

Publicada por Andressa Sanches em 23/10/2025 Atualizada em 23 de Outubro de 2025 às 14:02

Canindé Enicit 2025
Canindé Enicit 2025

29 estudantes do campus de Canindé participaram, nesta quinta-feira (22), do Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (ENICIT 2025). O evento foi realizado no campus de Fortaleza e contou ainda com representantes dos campi de Caucaia e Horizonte.

O Enicit é um evento obrigatório para bolsistas dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (PIBIC, PIBIC AF, PIBIC Jr, PIBIC Jr AF, PIBITI e PICTV). Participam estudantes de cursos técnicos e de graduação, e seus respectivos orientadores, que apresentam pesquisas em diferentes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. O objetivo é acompanhar e avaliar o trabalho de pesquisa conforme as normas internas da própria instituição e dos órgãos de fomento nacionais. Além disso, o encontro busca promover a divulgação de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no IFCE, proporcionando a troca de experiências.

Canindé apresentou discussões e resultados de 29 trabalhos nas áreas de Educação Física, Ensino e Educação, Ciência da Computação e Matemática. Confira a lista:

A dioptra como recurso didático: explorando potencialidades para o ensino de Matemática (Francisco Heverson Santos da Silva) Abandono de estudantes de licenciatura: uma revisão literária (Francisco Diego Alves de Morais) Calculadora de Habilidades Fundamentais (CHF) (Samuel Souza Teles)
Criação de uma base de dados para estimativa de poses de habilidades motoras fundamentais em crianças (Verberson Silva Nascimento) Determinação da gordura corporal segmentar em idosos assistidos pelos CRAS da cidade de Canindé (Antonio Emerson Lima Silva) Diagnóstico de Sarcopenia através do nível de força em idosos(as) assistidos(as) em dois Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, na cidade de Canindé (Samara Viana da Silva)
Diferenciação entre as manifestações de ansiedade e do sono durante a transição do período pandêmico em relação ao sexo biológico (Ana Mara Ferreira da Costa) Eficiência dos preditores de risco cardiometabólico associado a gordura visceral (Maria Erinalda Soares Ferreira) Estratificação de doenças cardiometabólicas e do comportamento cardiovascular em idosos socialmente vulneráveis (Natalia de Sousa Lima)
Explorando a relação entre a eficiência acadêmica e perfil de ansiedade em discentes participantes dos jogos do Instituto Federal do Ceará (Danilo Pereira do Nascimento) Gamificação do patrimônio cultural: jogos digitais como uma ferramenta para preservação e disseminação da história e cultura local para crianças (Pedro Victor Pereira de Sousa) Habilidades motoras fundamentais em crianças: um estudo de levantamento (Aline Maria Silva de Moura)
Inclusão na formação inicial de professores de educação física no âmbito do Programa Residência Pedagógica (Maria Thamires Freitas Costa) Indicadores de atividade física de crianças e adolescentes: monitoramento por meio de visão computacional aplicada à inteligência artificial (Francisco Diêgo Almeida do Nascimento) Integração da Cultura Maker ao Ensino de Matemática: Relato de uma Oficina com o Tinkercad (Antonia Maria Vitória Silva Santos)
Jogos digitais para o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas em crianças (Victoria Freitas Sousa) Levantamento de algoritmos de estimativa de pose por captura de vídeo de crianças e adolescentes em ambiente de práticas motoras controladas (Thais Farias Cardoso) Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias e redes sociais (Antonia Alice do Nascimento Café)
Meu futuro na docência: expectativas de estudantes de licenciatura em educação física sobre a atuação docente (Antonia Larissa Costa Silva) Modelagem matemática como estratégia de ensino-aprendizagem: evidências de uma experiência formativa (Antonia Jackeline Martins Brito) O Pibid e o PRP na perspectiva de professores de Educação Física experientes (Maria Do Rosário Madeiros Lopes)
Percepções de Estudantes de Tecnologia da Informação sobre a utilização de forma ética do ChatGPT no Ensino (Patrícia Alves de Sousa) Projeto Fênix Digital: Reuso e Otimização (João Pedro de Lima Ribeiro) Prototipagem Rápida e Aprendizagem Assistida: Desenvolvimento de aplicações em Python com o Suporte da Inteligência Artificial Gemini (Valnicio Gomes Silva Junior)
Rastreamento da síndrome metabólica em discentes da região central do Ceará: biomarcação morfológica e cardiovascular (Maria Andreza Silva Viana) Recorte sociodemográfico e do nível de atividade física em discentes do IFCE Campus Canindé (Francisco Diego Ferreira da Silva) Relato de experiência, laboratório de PD&I como potencializador de competências na formação acadêmica (Larissa Lacerda)
Tecnologias digitais e formação de professores: práticas e instrumentos utilizados por estudantes de licenciatura em Educação Física no PRP (Maria Diva Barbosa Lima) Tecnologias digitais na formação inicial em educação física: mapeamento das experiências no Pibid (Larissa Silva Ferreira)
Palavras-chave:
Enicit Pesquisa

Notícias relacionadas