Reconhecimento
Professora Rafaela Maia, do campus de Acaraú, é homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza
Professora Rafaela Maia destacou estar muito feliz e orgulhosa por ter representado o IFCE nessa ocasião
Publicada por Francisco Costa em 24/10/2025 ― Atualizada em 24 de Outubro de 2025 às 11:34

A professora Dra. Rafaela Camargo Maia, do campus de Acaraú do IFCE, onde atua como Coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, além de responsável pelo Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), foi homenageada, na Câmara Municipal de Fortaleza, na última quarta-feira, 22 de outubro, em sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado anualmente em 8 de junho, em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948. A iniciativa da homenagem foi do vereador Gabriel Aguiar.
Professora Rafaela Maia destacou estar muito feliz e orgulhosa por ter representado o IFCE nessa ocasião. "Especialmente por estar ao lado dos grandes amigos, Najila, Adeildo e Marcelo, professores da linha de Instrumentos de Gestão Ambiental do PPG em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE Fortaleza, o qual orgulhosamente faço parte", pontuou.
A professora pesquisadora de Acaraú Gostaria dividiu o reconhecimento com os alunos e demais professores do Instituto. "Dizer aos meus alunos que tudo é sempre por eles e para eles! E por fim, quero dividir essa homenagem com meus colegas de profissão em Acaraú, que enfrentam diariamente os desafios de fazer pesquisa científica no Brasil, especialmente em uma instituição do interior do Ceará. Essa conquista é de todos nós que acreditamos no poder transformador da ciência e da educação", reforçou.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, enalteceu o momento e a homenagem a quem tanto contribui para o desenvolvimento da ciência no Estado. “Com muito orgulho, vejo pessoas conhecidas comprometidas com a ciência, como um mote para a cidadania plena e também muito feliz pelo dia de hoje, que é representativo do que essas pessoas trazem de entrega, seja no dia do pesquisador, seja no dia a dia da ciência”, afirmou.
O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi instituído pela Lei n.º 10.221, de 18 de abril de 2001, e reconhece a importância da ciência e da pesquisa para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. A data também marca a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, entidade que atua na valorização da ciência e na defesa do conhecimento científico como base para políticas públicas sustentáveis e socialmente justas.
Edson Costa - Acaraú