Partiu IF
Em solenidade, são encerradas atividades da primeira turma do Partiu IF em Acaraú
O evento contou com vídeos, discursos e homenagens
Publicada por Francisco Costa em 23/12/2025 ― Atualizada em 23 de Dezembro de 2025 às 09:36

Foi realizada, na última sexta-feira, 19, no auditório do campus de Acaraú do IFCE, a cerimônia de encerramento das atividades da primeira turma do Partiu IF. Ao momento, fizeram-se presentes gestores do campus e membros e participantes do programa, aderido pelo Instituto, sendo uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública.
Executado em todos os 33 campi da Instituição, o foco do programa é recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acesso ao ensino médio na Rede Federal de Educação.
Na Reitoria, o Programa Partiu IF é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão com o apoio da Pró-reitoria de Ensino, em trabalho cooperado. No campus, a iniciativa conta com articulação da Coordenação de Extensão com Departamento de Ensino, apresentando coordenador e apoio pedagógico, além de professores de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais e alunos monitores. Conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do grupo gestor das escolas.
No evento de encerramento das atividades de 2025, foi veiculado vídeo com a fala de representantes da Reitoria, que articulam e incentivam o programa nos campi. Além disso, em outro vídeo, foram colocados os sonhos da ambição profissional dos alunos participantes: engenheiros, advogados, professores etc. E em falas tomadas de emoção, os gestores e membros do programa destacaram o sucesso e principais frutos do programa em Acaraú.
As aulas visam aumentar as oportunidades dos estudantes da educação básica da escola pública de ingressarem nos institutos federais de todo o país para a realização do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica (EPT). O programa já ofertou 26 mil vagas entre 2024 e 2025 e chegará a 78 mil estudantes beneficiados até 2027. Desde sua criação, foram investidos R$ 115 milhões na oferta de vagas.
Edson Costa - Acaraú
- Palavras-chave:
- Partiu IF