Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Reconhecimento

Docente de Acaraú é selecionada pelo Prêmio Mulheres das Águas

A iniciativa valoriza o protagonismo feminino na pesca e aquicultura

Publicada por Francisco Costa em 05/02/2026 Atualizada em 6 de Fevereiro de 2026 às 12:21

Professora Eveline Alexandre no campus de Acaraú
Professora Eveline Alexandre no campus de Acaraú

A professora Eveline Alexandre Paulo, da área de Tecnologia do Pescado dos cursos de Pesca e de Aquicultura do campus de Acaraú do IFCE, foi selecionada no Prêmio Mulheres das Águas, na categoria Indústria do Pescado. O resultado foi divulgado em 26 de janeiro. Em sua terceira edição, o prêmio é oriundo do Governo Federal (via Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA) que busca tirar da invisibilidade o papel das mulheres na cadeia produtiva do pescado no Brasil. A iniciativa valoriza o protagonismo feminino na pesca e aquicultura. O evento destaca a diversidade e o trabalho das mulheres desse setor vital para a economia brasileira.

Desde 2023, o Prêmio Mulheres das Águas reconhece, valoriza e dá visibilidade a pescadoras, aquicultoras, gestoras e pesquisadoras que se destacam pelo trabalho que realizam em todo o país.

Nesta edição, foram 306 inscrições válidas, com participação de praticamente todos os estados brasileiros, superando as edições anteriores.

Ao todo, são 11 histórias vencedoras, em 11 categorias que celebram o protagonismo, a força e a transformação promovida pelas mulheres na pesca e na aquicultura no Brasil. E no rol destas mulheres em destaque está a docente do campus de Acaraú, professora Eveline Alexandre Paulo.

Para a docente homenageada de Acaraú, o prêmio representa muito para sua vida profissional. "Receber o Prêmio Mulheres das Águas na categoria Indústria do Pescado representa um reconhecimento de grande relevância ao trabalho que desenvolvi ao longo de minha carreira profissional. Na indústria de pescado, onde atuei gerenciando o setor de Garantia da Qualidade em indústrias exportadoras, esse prêmio valida o impacto das práticas que ajudei a consolidar para elevar padrões de segurança e competitividade no setor. Na academia, como professora do IFCE Campus Acaraú, onde leciono na área de Tecnologia do Pescado a premiação fortalece minha atuação na formação de novos profissionais, inspirando jovens a valorizarem o protagonismo feminino e a buscarem excelência técnica e ética profissional nessa cadeia produtiva É uma conquista que conecta minha experiência prática à missão educacional", pontuou.

Resumo do Curriculum Lattes da docente

Professora Eveline possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). É Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE), nos Cursos Técnicos de Pesca e de Aquicultura, ministrando aulas na área de Tecnologia do Pescado. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca, com ênfase em Extensão Pesqueira e Processamento do Pescado. Atuou no Gerenciamento de Garantia da Qualidade de indústrias exportadoras de Pescado, elaboração e implantação de Programas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC, Programas de Auto-Controle e Auditorias.

Edson Costa - Acaraú

Palavras-chave:
Mulheres das Águas prêmio