Homenagem
Diretor-geral de Acaraú recebe Medalha Amigo da Marinha
A medalha homenageia personalidades que tem se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.
Publicada por Francisco Costa em 28/11/2025 ― Atualizada em 28 de Novembro de 2025 às 12:25

O diretor-geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Rubens Galdino Feijó, foi agraciado com a Medalha Amigo da Marinha em cerimônia realizada, na última quinta-feira, 27, na Escola de Aprendizes Marinheiros, na Capital cearense. A solenidade foi presidida pelo Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Bruno Emilião Pinto.
A Medalha Amigo da Marinha foi criada em 1966 para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares e outras Forças, bem como instituições, por terem se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha. É um reconhecimento àqueles que contribuem para fortalecer os laços entre a sociedade e a Marinha, promovendo valores como patriotismo, cidadania, responsabilidade social e compromisso público.
Além do gestor do IFCE, no rol de homenageados também de Acaraú foi homenageada a vereadora Maria Maévia de Sousa. Ao todo, 17 personalidades do Ceará receberam a honraria.
Professor Rubens Feijó destacou que receber esta homenagem representa para ele "um marco significativo da minha trajetória como servidor público, educador e gestor do IFCE Campus Acaraú. Enxergo este reconhecimento não apenas como uma honra pessoal, mas como um reflexo do trabalho sério, colaborativo e comprometido que realizamos em nosso campus, em parceria com instituições estratégicas e com a comunidade do nosso litoral", disse.
O gestor do Instituto Federal dedicou a conquista aos servidores, estudantes, parceiros institucionais do campus e, especialmente, "àqueles que acreditam na educação como instrumento transformador e na cooperação entre instituições como forma de construir um país mais forte e mais justo", destacou.
Além disso, Rubens Feijó agradeceu à Marinha do Brasil pela "confiança, respeito e reconhecimento. Seguimos firmes, com responsabilidade, ética e espírito público, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região e do nosso país", referenciou.
Edson Costa - Acaraú
- Palavras-chave:
- homenagem