Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Ciência

Campus de Acaraú inicia 2026 com projeto de Astrobiologia voltado à formação científica de estudantes

O objetivo é transformar os conteúdos trabalhados nas disciplinas ao longo do curso em experiências práticas

Publicada por Francisco Costa em 30/01/2026 Atualizada em 30 de Janeiro de 2026 às 11:55

Docente e alunos participantes
Docente e alunos participantes

O ano de 2026 teve início com intensa atividade de pesquisa e extensão no Laboratório de Astrobiologia do IFCE Campus Acaraú. Durante o mês de janeiro, cinco estudantes de escolas públicas do município de Acaraú participaram de uma série de experimentos astrobiológicos desenvolvidos no âmbito do projeto “Explorando a fotossíntese com Arduino e LEDs: um modelo didático para investigações em Astrobiologia”.

A iniciativa foi coordenada pela professora Camila Bim e pelo professor João Garcia e teve como objetivo transformar os conteúdos trabalhados nas disciplinas ao longo do curso em experiências práticas, integrando saberes de biologia, física, química, informática e robótica. Por meio de atividades experimentais e interdisciplinares, o projeto buscou estimular a iniciação científica, aproximar os estudantes de práticas acadêmicas e tecnológicas e contribuir para a popularização e a interiorização da Ciência, em parceria com o projeto Biologando em Acaraú, financiado pela FINEP.

Os resultados do trabalho foram apresentados no dia 29 de janeiro de 2026, durante uma live no YouTube, representando a região Nordeste no programa Futuras Cientistas. A apresentação recebeu elogios de avaliadores externos, que destacaram a relevância científica, pedagógica e interdisciplinar da proposta.

As atividades foram realizadas principalmente no Laboratório de Astrobiologia do campus, contando também com ações e visitas a outros espaços institucionais. Destacam-se a colaboração do Laboratório de Microbiologia e Biologia Ambiental (LABIAM), em nome do prof Gerardo Carneiro, além do uso do Laboratório de Informática, em nome do prof Jairo Ferraz e das visitas ao Laboratório de Física, em nome do prof Jorge Roberto e prof Kilvia Viana e ao Laboratório de Biologia Vegetal (LABEV), em nome do prof Ivan Diogo.

A equipe do projeto agradece à Direção-Geral do Campus Acaraú, em nome do prof. Rubens Feijó, à Coordenadoria de Pesquisa, em nome da prof Rafaela Maia, da Coordenação de Extensão, em nome da prof. Ingrid H`Oara, às escolas parceiras EEMTI Vicente de Paulo da Costa, EEEP Marta Maria Giffoni e EEMTI Maria Alice Ramos Gomes, bem como ao CETENE, ao programa Futuras Cientistas, ao CNPq e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização das atividades.

Palavras-chave:
Ciência

Notícias relacionadas