Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Reconhecimento

Alunas e professoras do campus de Acaraú são agraciadas com o Prêmio ANAs: Mulher & Ciência

Publicada por David Rolim em 18/09/2025 Atualizada em 18 de Setembro de 2025 às 10:48

Alunas e professoras pesquisadoras do campus de Acaraú do IFCE foram agraciadas no 3º Prêmio ANAs: Mulher & Ciência, na última quarta-feira, 17, no auditório do campus de Fortaleza.

Ao todo, de Acaraú, 29 alunas foram reconhecidas por seu viés no universo da pesquisa, com destaque para:

- Ana Déborah Sales Silveira – 2º lugar na categoria Técnico (Colégio de Ciências Humanas);

- Andréia Marques dos Santos – 3º lugar na categoria Técnico (Colégio de Ciências Humanas);

- Jamile Herley do Nascimento – 2º lugar na categoria Pós-Graduação (Colégio de Ciências da Vida).

Além disso, nove servidoras receberam menção honrosa. "Esse é um marco que reforça a força e a relevância da atuação feminina na pesquisa científica em nosso campus", destacou a professora Rafaela Maia, titular da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus de Acaraú, e uma das agraciadas com menção honrosa, somando-se a outras oito servidoras homenageadas.

Para Rafaela Maia, o reconhecimento do ANAs representa não apenas o mérito individual de cada pesquisadora, mas também "o fortalecimento da ciência desenvolvida no interior do Ceará, mostrando que nosso campus é um espaço fértil para a formação de mulheres protagonistas na pesquisa, na inovação e na transformação social", reforçou.

O diretor-geral do campus, professor Rubens Feijó, parabenizou a cada pesquisadora do campus e elevou os votos que esse resultado "inspire ainda mais meninas, jovens e mulheres a acreditarem em seus potenciais, ocupando cada vez mais espaços na ciência e contribuindo para um futuro mais justo, diverso e sustentável", destacou.

O Prêmio Anas - Mulher e Ciência foi criado em 2023 pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação com o objetivo de valorizar e dar visibilidade às mulheres pesquisadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).