Solenidade de inauguração reúne gerações
Memorial exibe painéis e objetos contando a história da Rede Federal de Educação Profissional no Ceará
Publicada em 04/07/2017 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O Instituto Federal do Ceará inaugurou no dia 30 de junho de 2017 o Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, nome dado em homenagem ao ex-diretor-geral da então Escola Técnica Federal do Ceará, instituição antecessora do IFCE. O Memorial reúne a memória material e afetiva das instituições que antecederam o IFCE: as escolas agrotécnicas do Crato e de Iguatu, bem como a Escola de Aprendizes Artífices do Ceará, a Escola Industrial de Fortaleza, a Escola Técnica Federal do Ceará e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), sediados em Fortaleza.
A inauguração marcou o início das comemorações dos 108 anos de implantação da rede de educação profissional, técnica e tecnológica no Ceará e reuniu servidores, aposentados, familiares, bem como ex-alunos ilustres e políticos. Ex-diretor do Cefet, o assessor especial da Reitoria, o professor Luiz Orlando Rodrigues presidiu a comissão que reuniu o acervo e convidou os servidores, aposentados, pensionistas e egressos a visitarem o espaço. "Tenho certeza de que vão se emocionar com o que vão ver", pontuou. Rodrigues aproveitou para solicitar que continuem as doações de fotografias e objetos ao acervo.
Em seu discurso de inauguração, o reitor Virgílio Augusto Alencar Araripe era só agradecimentos. Agradeceu à comissão que reuniu o acervo, citando todos os componentes; aos convidados que sempre prestigiam o IFCE, sendo egressos como o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará e ex-senador, Inácio Arruda, ou apoiadores como o deputado estadual Carlos Matos; e agradeceu aos familiares, destacando sua tia, Maria Augusta, 94, professora aposentada de Matemática da Escola Industrial de Fortaleza. "Queremos que todos venham aqui conhecer como é a instituição, que ao longo de mais de cem anos vem oferecendo educação de qualidade aos cearenses", convidou.
O Memorial está abrigando até o dia 30 de outubro a exposição Confluências Artográficas, com organização e participação de sete artistas/professores/pesquisadores da licenciatura em Artes Visuais do campus de Fortaleza. A mostra reúne pintura, gravura, objeto, desenho, fotografia, instalação e arte urbana e marca a inauguração da Galeria de Artes Visuais e do Memorial do IFCE. Participam da exposição os professores Fred Macedo, Rafael Carvalho, Wendel Medeiros, Gilberto Machado, Sebastião de Paula, Maximiano Arruda e Herbert Rolim, também participante do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
Os visitantes podem conferir a exposição e o acervo, de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 17:00, na sede do Memorial: Rua Jorge Dummar, 1703, Bairro Jardim América, Fortaleza.