Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Sede definitiva da reitoria será construída

Assinatura da ordem de serviço para execução das obras ocorre no dia 22

Publicada em 25/02/2016 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Um novo espaço para a reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está sendo preparado no bairro Benfica, em Fortaleza. O terreno tem pouco mais de 15.500m² de área e abrigará a sede definitiva do órgão. A assinatura da ordem de serviço para execução das obras de reforma e construção do imóvel será assinada nesta segunda-feira, 22, às 11h, em solenidade no local, com as presenças do reitor Virgílio Augusto Sales Araripe, de pró-reitores e da comunidade acadêmica.

Desde 2011, a reitoria do IFCE funciona em sede provisória, no bairro Joaquim Távora, abrigando o gabinete do reitor, algumas pró-reitorias e órgãos de apoio e assessoramento. Desde a mudança de institucionalidade, que transformou o antigo Cefet em Instituto Federal, com a criação da reitoria, surgiu a necessidade de desmembrá-la do campus de Fortaleza, em cumprimento às exigências legais.

A sede oficial é situada à rua Jorge Dummar, nº 1703, no bairro Benfica, tendo sido fruto de doação de imóvel da União pela Superintendência do Patrimônio da União do Ceará (SPU/CE). Após as reformas e construções, o bloco principal terá quatro pavimentos, onde ficarão distribuídos o gabinete do reitor, as pró-reitorias, diretorias sistêmicas e os órgãos de apoio e assessoramento.

O projeto também prevê a construção de um memorial para resgatar a história de mais de cem anos da instituição. Além disso, haverá um bloco de serviços e a urbanização de toda a área externa. Segundo o diretor de administração do IFCE, Marcos André Damasceno, o empreendimento traz aspectos modernos desde a construção, com uma estrutura pré-fabricada em concreto, a qual permitirá a execução da obra no menor intervalo de tempo.

Ainda, o layout das salas, que será open office, ou seja, sem a adoção de paredes de alvenaria, com o intuito de integrar os setores. Também, a estruturação da central de ar condicionado tipo chiller, que proporciona a eficiência na refrigeração dos ambientes com a redução de custo com energia elétrica. Marcos André ressalta: “é uma concepção da administração pública moderna. O layout open office confere um modelo de administração mais voltado ao apelo gerencial”. As obras a serem desenvolvidas no espaço estão orçadas no valor total de R$ 12,5 milhões.

Deborah Susane - reitoria