Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Reitoria dialoga com representantes do Sindsifce sobre greve sanitária

Gestores apresentaram necessidade do retorno às atividades presencial

Publicada em 01/02/2022 Atualizada há 2 meses

Gestores da Reitoria do IFCE se reuniram, nesta segunda-feira (31/01), com representantes da diretoria colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (Sindsifce), para tratar sobre a greve sanitária deflagrada pela categoria e o processo de retorno às atividades presenciais no Instituto.

Durante a reunião, o reitor Wally Menezes ressaltou que o canal de diálogo está sempre aberto e reforçou que as medidas tomadas pela instituição estão levando em consideração todos os indicativos epidemiológicos e orientações do Comitê de Saúde do Governo do Estado do Ceará.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFCE, Marcel Ribeiro, destacou que os cuidados estão sendo tomados, com a elaboração de normativos de orientação, cobrança do comprovante de vacinação, além da manutenção do direito de servidores com comorbidades não retornarem ao presencial, além da flexibilização do calendário letivo de 2021, que permanece remoto, de acordo com a legislação vigente.

Também foi ressaltado que a instituição já adquiriu diversos equipamentos de proteção individual, já tendo iniciado a distribuição de máscaras N95/PFF2 entre os servidores dos campi, além do processo de aquisição de mais de 45 mil máscaras para distribuição, ainda no início do mês de fevereiro.

Cabe destacar que já está em análise jurídica, na Procuradoria Federal, a avaliação quanto à legalidade da greve sanitária, mas a instituição segue buscando o diálogo e a compreensão dos servidores, uma vez que já temos 11.343 escolas públicas funcionando no Ceará, e a comunidade acadêmica, especialmente estudantes e familiares, tem manifestado majoritariamente a necessidade do retorno às atividades presenciais.

Os representantes do Sindsifce irão encaminhar um documento contendo reivindicações que serão analisadas pela gestão do IFCE. No entanto, a Reitoria reforça que todas as medidas foram e estão sendo planejadas após diálogo com os diretores-gerais de campus, com gestores de ensino, com a comunidade acadêmica e com outras instituições, além de estar em consonância com todos os decretos e orientações epidemiológicas do Governo do Estado do Ceará.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.