Reitor visita universidades do Mercosul
Agenda no Uruguai e na Argentina busca ampliar intercâmbios acadêmicos
Publicada em 04/02/2016 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe, cumpre agenda oficial a países integrantes do Mercado Comum do Sul (Mercosul), como membro da comitiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif. O objetivo é o de fortalecer a cooperação entre as instituições de ensino superior dos países-membro. As atividades começaram na terça-feira, 12, pelo Uruguai e prosseguirão até esta sexta-feira, 15, na Argentina.
Os dirigentes das instituições inciaram a visita à Universidade do Trabalhador Uruguaio (UTU) com uma série de apresentações versando do processo de internacionalização nas instituições do Brasil e do Uruguai às "ações para inovação tecnológica e formação de professores para educação profissional". Os anfitriões, por sua vez, apresentaram o programa local de Políticas Linguísticas. A agenda nesse país implicou na assinatura de Memorando de Entendimento entre as instituições envolvidas.
Já em solo argentino, o IFCE conhecerá as experiências e programas da Universidade Nacional de Villa Maria na cidade de Córdoba. Em ação exclusiva, o reitor tratará acerca de novas parcerias internacionais com vistas à ampliação a oportunidade de intercâmbio acadêmico para os alunos da graduação e de pós-graduação e, ainda, de formação em cursos strictu sensu.
De acordo com Virgílio Araripe, a Assessoria de Relações Internacionais do IFCE já vem articulando esse convênio com Villa Maria. “Estamos trabalhando para ampliar, ainda mais, as relações mundiais do Instituto e oferecer novas oportunidades de intercâmbio, que serão de suma importância para o futuro profissional dos nossos alunos”, defende o gestor. Atualmente, a instituição já tem parcerias com cerca de 20 países nos cinco continentes.
Antonio Alencar / Marlen Danúsia - reitoria
Com informações do Conif