Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Reitor recebe cargo e anuncia compromissos

Virgílio Araripe destaca dever de construir sociedade cada vez mais democrática

Publicada em 25/02/2016 Atualizada há 4 meses, 3 semanas

O novo reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, recebeu oficialmente o cargo de gestor máximo da instituição, em solenidade ocorrida na noite dessa sexta-feira, 5, no Theatro Jose de Alencar, em Fortaleza. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades federais, estaduais e municipais, além de servidores da instituição e familiares do reitor. O momento finalizou o ciclo de posse do dirigente, que já responde pela reitoria desde o último dia 26 de fevereiro, quando foi empossado em Brasília.

Na solenidade, o novo reitor recebeu o cargo de seu antecessor, Claudio Ricardo Gomes de Lima. Em seu discurso, Virgílio Araripe destacou que “cabe-nos o dever de construir, no nosso Estado, uma sociedade cada vez mais democrática e igualitária, que busque o necessário desenvolvimento regional, sem abrir mão, entretanto, do respeito ao cidadão e da preservação do meio ambiente – direito que não podemos permitir que seja subtraído das gerações futuras.”

Segundo o gestor maior do IFCE, a sua gestão está pautada pelo diálogo aberto e franco e baseada nos pilares do compromisso com o avanço acadêmico, científico e tecnológico; da valorização das instituições parceiras e dos segmentos representados nos conselhos do IFCE, em especial dos servidores; e do fortalecimento do Instituto Federal do Ceará e de seu papel social em benefício de todos os cearenses.

De acordo com Virgílio Araripe, entre seus principais compromissos estão: aumentar a oferta de ensino, em todos os níveis, com atenção especial para a pós-graduação; alinhar os cursos à vocação regional e incrementar o parque laboratorial nos campi, com recursos tecnológicos modernos; fortalecer as ações de empreendedorismo e criar o campus de Ensino a Distância (EaD). O reitor afirmou ainda que dispensará os investimentos necessários nas bibliotecas e nas áreas das artes e do esporte nas unidades.

Por fim, o gestor pediu o apoio de todo o corpo docente e técnico-administrativo do IFCE. “Evidencio a imperiosa necessidade e a grande responsabilidade que temos de consolidar os avanços obtidos sob a coordenação de todos os meus antecessores, fazendo maior e mais forte esta que é uma das mais importantes instituições de ensino desta terra, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional”, finalizou.

Leia mais:

Reitores dão boas-vindas a Virgílio Araripe
Perfil do novo gestor é destacado por autoridades

Ícaro Joathan / Márlen Danúsia - reitoria