Recomendações da Proen e Progep aos alunos e servidores
Pró-reitorias de Ensino e de Gestão de Pessoas orienta a comunidade no período de suspensão acadêmica
Publicada em 17/03/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Na noite de ontem, 16, as pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Gestão de Pessoas (Progep) do IFCE publicaram as recomendações que devem ser seguidas por seus 3.600 servidores e 39 mil estudantes. Segundo o Ofício-Circular nº 4/2020, fica estabelecido que cada professor deverá elaborar um plano de estudo de suas respectivas disciplinas para que os estudantes realizem as atividades em domicílio, que deverá "ser divulgado, preferencialmente, até o dia 18 de março no Sistema Acadêmico no "campo de mensagem", disponibilizado em "material de aula". A data da entrega e a forma de apresentação dessas atividades pelos alunos serão definidas por cada professor.
O ofício também orienta que a "frequência dos estudantes e o conteúdo trabalhado nesse período deverão ser registrados no diário de classe no Sistema Acadêmico, de acordo com a apresentação das atividades realizadas pelos discentes." A gestão de ensino de cada campus deverá acompanhar o desenvolvimento dessa ação e prestar o devido apoio aos docentes e estudantes, caso seja necessário. Novas orientações serão comunicados pela Proen, após a próxima reunião do comitê a ser realizada na sexta-feira, 20 de março de 2020.
Já a Progep orientou no Ofício-Circular nº 17/2020que as atividades administrativas poderão ser realizadas de maneira remota, desde que não haja prejuízos às atividades desenvolvidas no setor, resguardando o quantitativo mínimo de servidores para garantir a manutenção do atendimento presencial e a preservação do funcionamento dos serviços considerados essências ou estratégicos.
Os servidores com doenças crônicas, gestantes e lactantes, ou com idade superior a 60 anos, durante os dias 17 e 18/03/2020, estão dispensados do comparecimento à instituição, devendo realizar as atividades remotamente, ou seja, pelos Sistemas Informatizados do IFCE. Durante o período estabelecido, caso o servidor tenha contato com pessoas consideradas suspeitas da COVID-19, deverá comunicar formalmente à chefia imediata, devendo a partir de então, realizar as atividades de forma remota.
Os servidores que trabalharem de forma remota deverão apresentar à chefia imediata relatório das atividades realizadas. A Progep também suspendeu as viagens nacionais e internacionais e determinou que os servidores que retornem de viagem internacional ficarão afastados administrativamente e trabalharão de forma remota, por 7 (sete) dias, a contar do regresso ao País. A pessoa afastada deve comunicar imediatamente tal circunstância à chefia imediata e enviar a respectiva comprovação da viagem. A documentação formal deverá será remetida, conforme o caso, às Unidades de Gestão de Pessoas do seu respectivo campus de lotação ou exercício para as devidas providências legais.
Ficam suspensas as perícias agendadas para o dia 20/03/2020 através do SIASSVIII. As perícias e juntas médicas agendadas para os dias 17 e 18/03/2020 estão confirmadas, de acordo com o protocolo já encaminhado, anteriormente, para os e-mails dos requerentes. Durante esse mesmo período, os servidores que apresentem sintomas da COVID-19 ou outra enfermidade ficam dispensados de comparecerem à instituição para a formalização da solicitação de licença médica, podendo, nesses casos, o processo ser aberto, via SEI, pela Unidade de Gestão de Pessoas do seu campus de lotação/exercício. Nos casos que necessitem de avaliação pericial, o atestado deverá ser digitalizado e encaminhado, exclusivamente, para o seguinte e-mail: atestados.siass@ifce.edu.br.