AD Scientific Index 2025
IFCE aumenta em quase 70% presença no ranking de pesquisadores mais influentes do mundo
Técnico administrativo do campus Fortaleza está no top 3 mundial e, pela primeira vez duas professoras aparecem entre os 25 primeiros
Publicada por Claudia Rocha em 22/04/2025 ― Atualizada há 3 dias, 16 horas
Em sua mais recente atualização, o ranking AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index) mostrou uma significativa evolução na presença de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O Instituto saltou de 191 representantes, em outubro de 2021, para 321 em 2025 - o que perfaz um aumento de 68% de citações no ranking de pesquisadores mais influentes do mundo.
Destaque para o pesquisador Francisco Rogerlândio Martins Melo, enfermeiro do campus Fortaleza, que aparece no Top 3% dos melhores do mundo. O técnico administrativo pesquisa sobre Saúde Pública, Epidemiologia, Doenças Tropicais Negligenciadas, Saúde Global e Doenças Infecciosas.
Além disso, pela primeira vez duas professoras aparecem entre os 25 primeiros colocados. Mayara Salgado Silva, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos que atua em Limoeiro do Norte, em 12º lugar. Em 21º lugar está Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, doutora em Educação e pesquisa as práticas corporais indígenas no contexto da Educação Física no campus de Paracuru. Os demais pesquisadores do IFCE citados no ranking podem ser consultados aqui.
O índice fornece a análise mais abrangente em 13 campos principais e 211 sub-ramos em níveis global, nacional e regional. Essas análises são baseadas em indicadores como o índice H, o índice i10 e a contagem de citações, incluindo seus valores dos últimos 6 anos. Em 22 de abril de 2025, as classificações foram determinadas de acordo com o Índice H Total. O ranking analisou 24.533 instituições de 221 países.
O ranking usa os valores totais e dos últimos 6 anos do índice i10, índice H e pontuações de citação no Google Acadêmico. Utilizando um total de nove parâmetros, o “Índice Científico AD” mostra a classificação de cientistas em 11 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.
"AD Scientific Index" é um sistema de classificação de universidades/instituições que analisa a distribuição de cientistas em uma instituição de acordo com os percentis 10%, 20%, 40%, 60%, 80% superiores e total de cientistas. Além da classificação de país, continente e mundo de todas as instituições, a seção “ Tipo de Instituição ” fornece a classificação das universidades separadamente entre Todas as Universidades , Universidades Privadas e Universidades Públicas, além de outras instituições, empresas e hospitais.
O sistema avalia as instituições de acordo com o Índice H Total, Índice H dos últimos 6 anos , Índice i10 total , Índice i10 dos últimos 6 anos , Citações totais e Citações dos últimos 6 anos e analisa os últimos desenvolvimentos da instituição. Melhores universidades da África, Ásia, Europa, América Latina, América do Norte, Oceania 2024.
Cláudia Monteiro e Dowglas Lima - Departamento de Comunicação Social - Reitoria do IFCE