Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Projetos do IFCE são expostos na mostra tecnológica do XI Connepi

Publicada em 08/12/2016 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O que você acha da ideia de uma "bicicleta inteligente", capaz de auxiliar um ciclista surdo? Essa é uma das ideias levadas por alunos do Instituto Federal do Ceará à mostra tecnológica do XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, em Maceió, Alagoas. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Igor Martins Galdino e Johnattan Douglas Viana, do curso de ciência da computação do campus Aracati. 

A ideia é utilizar sensores, capazes de auxiliar o ciclista a fazer um passeio mais seguro. "Temos um sensor de luminosidade, que acende um farol na bicicleta automaticamente quando fica escuro e também um sensor ultrassônico, que utiliza tecnologia bluetooth para enviar sinais para um dispositivo móvel, alertando quanto à proximidade de veículos e obstáculos", explicou Igor Galdino. O projeto Smart Bike também é capaz de indicar o trajeto mais seguro usando dados de localização GPS.

Também de um campus do interior vem outra tecnologia inovadora. A aluna de graduação em Mecatrônica Industrial de Limoeiro do Norte Gessica Kelly Laureano Rodrigues levou à mostra tecnológica um girosporo - aparelho que colhe esporos da sigatoka-amarela, doença provocada por um fungo e que causa danos nas plantações de banana em todo o país.

O protótipo desenvolvido na pesquisa consiste em duas hastes giratórias embebidas em óleo mineral, responsáveis por induzir a adesão dos poros. O equipamento é acionado por um pequeno motor elétrico e pode ser montado nas plantações com o uso de um tripé. Também participam do projeto Cleison do Nascimento Uchoa (professor do curso de Agronomia), Paulo Miguel Estácio de Oliveira (graduado em Mecatrônica Industrial) e Monalysa do Nascimento Cândido (aluna de Mecatrônica Industrial).

Também chamava a atenção no stand do IFCE na mostra um simpático robozinho - que na verdade tem uma função muito importante. Ele foi criado por estudantes de Engenharia da Computação do campus de Fortaleza para introduzir a ideia de um kit de ensino de robótica de baixo custo. Tanto o software quanto o hardware foram apresentados na mostra, e o projeto despertou a curiosidade de quem passava. O trabalho usa a tecnologia Kinect como interface de comunicação. Atuam no projeto os estudantes Lucas Costa da Silva e Isabel Frota Costa, além dos professores Tiago dos Santos Façanha e Rejane Cavalcante Sá.

Veja também: 

Com ampla participação do IFCE, começa o XI Connepi

Stand e pesquisas do IFCE fazem sucesso no Connepi

Reitor parabeniza estudantes e comemora novo mestrado

Equipes de Fortaleza participam do desafio de Ideias

Por Dowglas Lima (de Maceió)