Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Projetos de inovação aprovados selecionam alunos bolsistas

IFCE oferecerá auxílio financeiro para atuação na execução dos projetos

Publicada em 20/04/2022 Atualizada há 1 mês, 4 semanas

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi a instituição que mais aprovou projetos submetidos por docentes da instituição, na edição deste ano do edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação, uma ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado do Ceará.

Do IFCE, foram 31 projetos de desenvolvimento de soluções inovadoras aprovados na etapa de seleção de planos viáveis para a resolução de problemas de clusters do Ceará, estabelecidos a partir do potencial econômico das macrorregiões definidas pelo Governo do Estado juntamente com empresas de diversos segmentos da economia local.

Nessa primeira etapa, os interessados apresentaram projetos voltados para o desenvolvimento de produtos, ações e serviços propondo melhorias e soluções diante das dificuldades apresentadas pelos setores produtivos. Com isso, propuseram ideias e intervenções inovadoras aplicáveis, na prática, conforme os planos apresentados, dentro da perspectiva da pesquisa aplicada.

A professora Socorro Braum, chefe do Departamento de Pós-Graduação da Reitoria do IFCE, foi uma das que tiveram projeto aprovado e ressalta: “Cumprindo sua vocação de aproximação com o mercado, o IFCE participa desse progama enviando projetos nas diversas áreas de atuação com foco na competitividade econômica e geração de tecnologias inovadoras”.

“Assim, o IFCE pretende difundir conhecimentos científicos e tecnológicos contribuindo para o crescimento das empresas, valorizando os arranjos produtivos locais, inserido-se nas diversas macrorregiões e oportunizando, por meio de projetos práticos, a geração de emprego e renda. Ação que favorece, consequentemente, a promoção de justiça social”, completa Braum.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), Joelia Marques, essa participação demonstra que “as pesquisas desenvolvidas no IFCE focam em resoluções de problemas aplicados, despertando, inclusive, a vocação empreendedora e de inovação dos estudantes. Mais uma vez, a instituição mostra estar no caminho certo desenvolvimento pesquisas estratégicas para o Ceará e para todo o Brasil”.