Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Publicado o Projeto Político-Pedagógico Institucional

Documento resume a filosofia do IFCE que vai nortear o Plano de Desenvolvimento Institucional

Publicada em 22/06/2018 Atualizada há 2 meses, 1 semana

No ano em que completa seus primeiros 10 anos de nova institucionalidade, o Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Ensino, divulga o seu segundo Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI). O documento tem como objetivo “contribuir com a forma de educar o sujeito e com sua inserção política, social, ética, humana, técnica e profissional".

Projeto balizado pela Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelo Decreto 9.235/2017, o PPI se caracteriza como um documento em construção e define os seguintes princípios: igualdade, equidade, qualidade, gestão democrática, liberdade, universalidade, valorização do magistério e valorização do servidor. 

O documento detalha as políticas pedagógicas, com a finalidade de nortear a oferta de atividades educacionais com vistas a cumprir a sua função social do IFCE. Nele são estabelecidos os parâmetros necessários para a condução das ações nos âmbitos pedagógico e político-institucional, servindo como norteador do planejamento estratégico da Instituição. Ao mesmo tempo, nele são retratados sua identidade, sua história, o conjunto de seus currículos, seus métodos, o perfil de seus atores e sua forma de idealizar e materializar a educação.

O PPI começou a ser construído em setembro de 2016, em fóruns internos e depois com participações pelo Sistema de Participação Pública do PPI. Seu texto pedagógico é fruto de opiniões divergentes e convergentes, "acolhendo a diferença, escutando os anseios da grande comunidade que forma o IFCE e resgatando, portanto, o sentido do coletivo, que deve caracterizar este documento institucional", enfatiza o reitor do IFCE, Virgílio Araripe.

Cláudia Monteiro - jornalista do IFCE