Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Projeto de psicólogos do IFCE atende mais de 200 alunos

Plantão de escuta qualificada e orientação psicológica breve foi fundamental para estudantes

Publicada em 17/11/2020 Atualizada há 2 meses, 1 semana

A pandemia do novo Coronavírus pegou o mundo de surpresa e trouxe situações desafiadoras para todos nós. Com a comunidade acadêmica do IFCE, que viu toda a sua rotina alterada, não foi diferente. Pensando nisso, o grupo de psicólogos do IFCE se uniram na realização de um projeto coletivo de atendimento aos estudantes, visando minimizar possíveis impactos na saúde mental trazidos pelo contexto do isolamento social.

De maio a setembro, período mais intenso da pandemia, o grupo, composto por 12 psicólogos, desenvolveu uma ação de escuta qualificada e orientação psicológica breve a estudantes da instituição com manifestações de sofrimento psíquico em decorrência da COVID-19.

Para serem atendidos, os estudantes preenchiam um formulário, e por meio de contato remoto, seja por email, telefone ou por vídeo conferência. No período, o projeto atendeu 228 estudantes.

A diretora de Assuntos Estudantis do IFCE, psicóloga Caroline Cabral, avaliou a ação como muito importante, ressaltando as possibilidades de ganho com o trabalho coletivo dos profissionais, que, unidos, puderam atender um número ainda maior de estudantes.

“A pandemia trouxe, de uma maneira mais intensa, sentimentos de incertezas e inseguranças, além de questões sociais e de convivência, que também ganharam foco. Como pessoas integradas, a saúde mental foi impactada em diferentes proporções. Disponibilizar aos estudantes o serviço de plantão psicológico, foi fundamental para o suporte emocional e o direcionamento de encaminhamentos específicos, quando necessários. Como sou psicóloga, participei do grupo que fez a ação e os estudantes, no momento de escuta, sempre falavam de como era importante terem esse espaço de ajuda. A ação do grupo de psicólogos foi de grande relevância”, comentou.

Atualmente, os trabalhos do plantão psicológico foram encerrados, mas as demandas dos estudantes continuam sendo atendidas pelos profissionais de seus campi.

Rebeca Casemiro – DCS/Reitoria