Programa visa nutrição, saúde e rendimento dos alunos
IFCE lança conjunto de diretrizes para estimular bons hábitos alimentares
Publicada em 18/01/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Oportunizar uma alimentação adequada e saudável de forma a favorecer a permanência do estudante no espaço educacional, cooperando para o combate à evasão escolar, contribuindo, ainda, com a aprendizagem e o rendimento dos estudantes, além de promover a formação de bons hábitos alimentares. Esse o objetivo maior do Programa de Alimentação e Nutrição, lançado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) para seus alunos.
Em prática desde maio de 2018, a iniciativa foca em diretrizes e orientações de educação alimentar e nutricional e integra a Política de Assistência Estudantil do IFCE, atendendo tanto estudantes da educação básica como de graduação do instituto. O programa, regulamentado pelo Conselho Superior do IFCE, normatiza, internamente, as legislações nacionais já existentes direcionadas à temática.
O programa trata-se de um regulamento de diretrizes internas, representando um desdobramento do que está preconizado no Programa de Alimentação Escolar (PNAE) e no Decreto 7234/2010 do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), ambos do Ministério da Educação (MEC). Essas diretrizes orientam os serviços de alimentação e que tipo de alimentos são fornecidos ao público alvo.
Os profissionais de nutrição dos campi estão envolvidos diretamente no programa. Eles gerenciam e acompanham o serviço de alimentação em atividades como: preparo do cardápio, acompanhamento do preparo das refeições nos campi onde há produção delas, acompanhamento das empresas que fornecem refeições onde há terceirização do serviço.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria