PROGESP
Programa homenageia destaques do ano do esporte cearense
Atletas, paratletas e técnicos de mais de 40 federações esportivas foram premiados no “Oscar do Esporte”
Publicada por Icaro Sousa em 19/12/2025 ― Atualizada em 19 de Dezembro de 2025 às 08:35

O Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado, promoveu, nessa terça, 16, a primeira etapa do Prêmio Esporte Ceará, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.
O “Oscar do Esporte Cearense” premiou atletas, paratletas e técnicos de 41 federações esportivas cearenses de diversas modalidades, como atletismo, futsal, vôlei, ginástica, natação, triatlo, capoeira e karatê, todas assessoradas no âmbito do Progesp.
Os premiados foram indicados pelas próprias federações nas categorias: Atleta Masculino, Atleta Feminino, Atleta com Deficiência Masculino, Atleta com Deficiência Feminino e Profissional Técnico(a). Haverá ainda uma segunda etapa do prêmio, cuja entrega está agendada para o próximo dia 4 de fevereiro, no Teatro Rio Mar Fortaleza, onde serão premiados os destaques gerais de cada categoria no estado do Ceará.
O Progesp foi criado pelo IFCE para prestar assessoria na área de gestão às federações esportivas cearenses. Desde 2024, o projeto é desenvolvido no CFO, onde há um escritório com espaço para reuniões, planejamento e gravações disponível aos representantes dessas entidades, que são assessorados por dois professores e 16 estudantes do campus de Fortaleza do Instituto, de cursos como Gestão Desportiva e de Lazer e Informática.
Gestão esportiva
De acordo com Kleber Ribeiro, coordenador geral do Progesp, a iniciativa é um projeto de extensão do IFCE, e o prêmio faz parte dele. O objetivo é homenagear tanto personalidades esportivas que se destacaram em 2025, quanto federações que tiveram um bom desempenho organizacional no ano. ‘Já capacitamos mais de 600 profissionais na área de gestão esportiva no Ceará, e a última ação do programa é o Prêmio Esporte Ceará, adotado como a solenidade de premiação oficial do esporte pelo Governo do Estado”, cita.
Por sua vez, o chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Emmanuel Carneiro, explica que projeto hoje é financiado pela Enel, por meio da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte. “Também damos suporte de capacitação para as federações por meio de cursos e do Congresso Cearense de Gestão do Esporte”, completa.
Comunicação Social - reitoria