Professores desenvolvem jogo contra a Covid-19
Ferramenta, dedicada principalmente ao público infantil, pode ser baixada gratuitamente
Publicada em 01/09/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Demostrar para crianças, de forma divertida e educativa, os principais sintomas da Covid-19, como também os métodos de prevenção e combate à doença, como o uso de máscaras, higiene do corpo e de objetos. As diretrizes parecem conteúdo de uma cartilha tradicional, mas, nesse caso, trata-se do jogo “Sai Fora Vírus” que pode ser baixado gratuitamente para o celular. A iniciativa é de professores do campus de Jaguaruana do IFCE, unidade que fica a cerca de 180 km de Fortaleza.
Os métodos de prevenção e combate ao coronavírus são representados no jogo na forma de poderes que o jogador pode desbloqueá-los conforme avança nas fases e se equipar para se proteger ainda mais do vírus. A “brincadeira” também procura passar recomendações como os atos de ficar em casa, usar máscaras/protetores faciais ao sair, manter o distanciamento social e sempre lembrar de manter os cuidados com a higiene.
O jogador pode escolher entre dois personagens para jogar, Pedro ou Ana, e desbloquear até quatro fases. Nas etapas, o jogador deve eliminar os vírus que se aproximam usando um frasco de álcool 70% e/ou os poderes de prevenção escolhidos. “O jogo é uma boa ferramenta para chamar a atenção do público mais jovem para esse assunto importante da atualidade e para que possa ter a consciência de se proteger e proteger seus familiares”, avalia Henrique Brandão Neto, um dos docentes envolvidos na iniciativa.
O pensamento da equipe, antecipa o professor, é que alunos também participem das atualizações, como criação de novas fases, personagens/animações e novos poderes de prevenção.
Como surgiu
O campus do IFCE em Jaguaruana possui o curso técnico de Computação Gráfica, coordenado pelo professor Henrique Neto, e uma das áreas abordadas na formação é a criação de jogos. Juntando então a temática atual e o conhecimento dos docentes, eles decidiram elaborar um jogo, inicialmente idealizado, além de Henrique, pelos docentes Daniel Diego Lacerda e Marlos Antônio Lima.
Foi finalizada uma versão e esta passada para outros professores do campus para testarem e emitirem sugestões. Os professores envolvidos nessa etapa foram: Samuel Levi, Arthur William, Marciano Lourenço, Lauro Rafael, Daniel Lacerda e Marlos Antônio. O professor Marcos Rodrigues Pinto (IFCE campus Canindé) também participou dos testes e sugestões. Acolhidas as colaborações, então foi finalizado o jogo.
Onde baixar
O jogo está disponível para os celulares com o sistema Android. É um jogo simples, divertido, educativo, leve e gratuito. Disponível para download no Google Play neste link ou por meio do perfil do campus no Instagram (@ifcejaguaruana).
Luís Carlos de Freitas - Reitoria