Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Professor do IFCE lança livro no Memorial

Obra traça roteiros turísticos do Cemitério São João Batista

Publicada em 28/09/2018 Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:45

Aconteceu nesta quinta, 27, no Memorial do IFCE, o lançamento do livro "O cemitério revisitado", de autoria do professor do IFCE José Solon Sales, docente do Departamento de Turismo do campus de Fortaleza. A solenidade contou com a presença do reitor Virgílio Araripe.

O livro é uma versão da tese de doutorado desenvolvida na Unesp, Rio Claro, entre 2009 e 2013. O tema principal do livro, segundo o autor, é provar a teoria de que existe um segmento turístico que se intitula Turismo Cemiterial. Na obra, o autor faz um levantamento dos monumentos do Cemitério São João Batista e elabora onze roteiros temáticos de visitação.  A ideia de pesquisar cemitérios iniciou-se no ano 2000, quando o professor Solon levou alunos do curso de Guia de Turismo do IFCE para visitar o cemitério.

Imagem sem título

"Quando criança, meu pai, que era professor de História, levava os filhos nos cemitérios das cidades onde passávamos as férias, para mostrar túmulos de pessoas ilustres. Dentre esses cemitérios, estava o São João Batista do Rio de Janeiro, onde papai dava aulas para nós a partir dos túmulos de muitas celebridades ali enterradas".

Em todo o mundo, cemitérios atraem grande interesse turístico, do ponto de vista histórico, arquitetônico e quando abrigam túmulos de pessoas famosas.

Imagem sem título

Memorial do IFCE

Solon Sales, que também é curador do Memorial do IFCE, reforça que um dos objetivos principais do Memorial do IFCE, enquanto espaço de arte e cultura, é incentivar a publicação e lançamento de livros.

"Estamos de portas abertas para os autores que desejarem fazer lançamento neste espaço agradável e aconchegante. Solicitamos a todos os servidores do IFCE que prestigiem nossa história visitando o Memorial e lançando seus livros em nosso espaço, afinal só temos condições de entender o presente se conhecermos o passado, para que possamos prospectar melhor o futuro", complementa.

Imagem sem título

Fotos: Eugenio Pacelli