Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Proext e Progep encerram Curso Básico de Libras

Servidores, profissionais de escolas públicas e da Cáritas Brasileira concluíram formação inicial em Língua Brasileira de Sinais

Publicada em 26/06/2018 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Servidores do Instituto Federal do Ceará, professores de escolas públicas e representantes da Cáritas Brasileira concluíram hoje (26) o curso de extensão Básico em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em evento no auditório da Reitoria.  Realizada pelas Pró-reitorias de Extensão (Proext) e Gestão de Pessoas (Progep), a capacitação de 40 horas teve o objetivo de apresentar os conhecimentos básicos e estimular o interesse em conhecer o idioma, proporcionando um melhor atendimento ao público surdo.

O evento de encerramento contou com uma apresentação individual dos concluintes do curso e a interpretação coletiva da música Aquarela (Toquinho) em Libras. O momento também contou com discursos de agradecimento em Libras de três oradoras: a jornalista da Reitoria, Rebeca Casemiro; a recepcionista do gabinete do reitor, Helmary Sousa; e a  funcionária da Cáritas Brasileira, Benedita de Fátima Vieira.

Segundo Rebeca, "os ensinamentos contribuirão muito na minha atuação no IFCE porque me deram a oportunidade de entender um pouco mais do universo surdo, e isso me transformou enquanto ser humano". Para Helmary, o curso lhe proporcionou aprender novos sinais e expressões faciais, que lhe estão ajudando na comunicação com os surdos. Já Benedita se mostrou contente por ter concluído o curso de iniciação e ressaltou que Libras hoje significa "inserção para a sociedade surda no Brasil e faz com que possamos entendê-los e nos fazer entender".

Ao longo de 16 encontros distribuídos nos últimos três meses, os cursistas tiveram aulas com o tradutor e intérprete em Libras da Reitoria,Guilherme Júlio da Silva; com a professora ouvinte Izalete Vieira (Caucaia) e com o professor surdo João Martins de Morais Neto (Horizonte).

Cláudia Monteiro - Reitoria do IFCE