Proap orienta sobre controle de animais soltos e zoonoses
Instrução Normativa foca a prevenção por meio de campanhas educativas
Publicada em 09/04/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Combater o abandono, maus-tratos e procriação desordenada de animais domésticos, estimulando a posse responsável e controle de zoonoses é o objetivo de uma Instrução Normativa elaborada pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento do IFCE. O documento, que já está publicado, estabelece procedimento e diretrizes administrativas a serem adotadas pelos campi para prevenir e controlar estes problemas.
Entre as principais medidas, espera-se prevenir, reduzir e eliminar a morbidade, a mortalidade e os sofrimentos dos animais causados por doenças, maus-tratos e abandono, além de preservar a saúde da população humana, mediante o emprego de conhecimentos especializados e experiências em saúde pública.
A instrução normativa foi elaborada pelo setor de Segurança do Trabalho e detalha algumas medidas que devem ser adotadas para o controle do aparecimento de animais soltos, sobretudo desestimular a criação e o abrigo de animais no âmbito da instituição, estabelecendo um programa de sensibilização de posse responsável dos animais que aparecerem nos campi.
O documento também orienta cuidados de limpeza e higiene para evitar a proliferação de insetos, ofídios, roedores e aves que possam ser vetores de zoonoses, além de outros animais selvagens ou peçonhentos.
Outro ponto importante trazido pela instrução normativa é o incentivo à adoção de campanhas educativas, sempre buscando o trabalho de prevenção em todos os campi do IFCE. O documento completo pode ser conferido AQUI.