Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Porta-bandeiras orgulhosos desfilam na abertura dos JIFs

Chefes das delegações falam da responsabilidade em comandar a rotina dos estudantes atletas

Publicada em 18/07/2017 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Um dos momentos mais simbólicos da Cerimônia de Abertura da etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) é o desfile das delegações, um momento marcado por muita cultura e emoção. No desfile de apresentação, cada delegação, além do porta-bandeira foi procedida por um ícone da cultura de cada estado.

O estudante Mateus Aguiar foi o escolhido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para ser o porta-bandeira da delegação, o aluno definiu com a palavra honra a experiência de conduzir a bandeira da Paraíba na abertura do evento. “Ser escolhido pra carregar a bandeira é uma honra muito grande, representar o Instituto Federal da Paraíba e todos os companheiros da delegação”.

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) teve como porta-bandeira o estudante do curso técnico em Mecânica, Gabriel Viana, do campus de Fortaleza. O aluno destacou a responsabilidade de representar o Ceará e a expectativa de muitas conquistas.

A responsabilidade dos chefes de delegações

Um elemento importante de toda competição é o chefe de delegação, é ele que cuida de detalhes como logística e demais pontos das equipes. No caso de uma delegação de atletas estudantes, esta responsabilidade é ainda maior.
O professor Jaílson Oliveira, do campus avançado de Cabedelo, é o chefe da delegação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e destaca a imensa responsabilidade de cuidar e orientar os estudantes da delegação. “Nós estamos trazendo a joia rara dos pais, que são esses filhos maravilhosos”, enfatiza o docente.

A chefe da delegação Instituto Federal da Bahia (IFBA), professora Michele Venturine, concorda com o docente da Paraíba e destaca também a expectativa de transformação pelo esporte . “A nossa responsabilidade começa em ter 151 filhos de outras pessoas sob nosso cuidado. Além disso, poder organizar e contribuir na formação destes alunos. A expectativa é muita ampla do ponto de vista da formação. A gente acredita no esporte como meio de transformação como fim em si mesmo”, afirma a docente do IFBA.

A competição tem a participação de 1550 atletas, disputando 11 modalidades. A etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) vai até o dia 23 de Julho e ocorre no Centro de Formação Olímpica do Ceará(CFO), em Fortaleza.