Polo de Inovação do IFCE é destaque nacional
Embrapii contabiliza projetos, contratações e propriedades intelectuais desenvolvidas pelo instituto
Publicada em 22/07/2021 ― Atualizada há 2 meses
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do seu Polo de Inovação, é a terceira unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprabii) em contratação de projetos e a primeira do ranking nacional em geração de propriedade intelectual por projeto. A rede Embrapii, que conta com mais de 50 unidades credenciadas, é uma organização social que atua no fomento da inovação na indústria.
Para Tarique Cavalcante, diretor-geral do Polo de Inovação do IFCE, a posição da instituição cearense nesse cenário é resultado do trabalho sério e efetivo que o instituto tem realizado na área da inovação nos últimos anos, como incentivo aos pesquisadores, prospecção de oportunidades, entre outras ações relevantes nesse contexto.
“O IFCE tem atuado e conseguido captar empresas parceiras que acreditam no desenvolvimento da tecnologia, possuem demandas e confiam no Instituto Federal do Ceará para o desenvolvimento de soluções tecnológicas”, destaca o gestor. “Esses indicadores são consequência de um trabalho intensivo de alguns anos”, reforça.
Beneficia o IFCE, pois tem contratados projetos acima da média, em relação à quantidade, elevando expressivamente as oportunidades aos alunos, que atuam diretamente na geração de mais tecnologia. Esse reconhecimento por parte da Embrapii, na opinião de Tarique Cavalcante, também eleva a segurança das empresas parceiras quanto à contratação de uma unidade referência.
“Com mais projetos, temos mais pesquisadores envolvidos, mais pesquisas sendo executadas, mais inovação sendo gerada e mais estudantes participando, tendo uma complementação da sua formação, de forma prática, com valor agregado imensurável”, enfatiza Tarique, celebrando a conquista desse “certificado de qualidade”.
Propriedade intelectual
Na liderança da geração de propriedade intelectual por projetos entre as unidades Embrapii, o Polo do IFCE comemora essa proporção de destaque nos resultados. São propriedades registradas recentemente e o instituto, informa Tarique, está atuando na transferência de tecnologia e licenciamento.
“A questão de royalties vai ser o próximo passo a ser trabalhado, estamos aguardando a análise e aprovação das patentes; já passamos de 80 projetos, com inovação latente, tendo gerado diversas propriedades intelectuais”, completa Cavalcante.
Sobre a Embrapii
Criada em 2013, a Embrapii fomenta a inovação por meio de parcerias entre empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas. Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como objetivo estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica.
Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria