Plano de integridade é aprovado pelo Conselho Superior
Documento havia sido apresentado desde o dia 30 de novembro e atende aos requisitos da Controladoria Geral da União (CGU)
Publicada em 29/04/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

O Plano de Integridade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi aprovado na reunião desta segunda-feira (29/4) do Conselho Superior (Consup) da instituição. O documento havia sido apresentado no dia 30 de novembro do ano passado e atende aos requisitos da Controladoria Geral da União (CGU), que coordena os programas de integridade na administração pública federal, visando o estabelecimento de procedimentos de transparência, ética e combate à corrupção nos órgãos governamentais.
O Plano de Integridade do IFCE apresenta as principais estruturas de gestão e instrumentos legais relativos à área de integridade, tais como a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, a Ouvidoria, a Corregedoria, a Auditoria, o Departamento de Correição e a Comissão de Ética, além da Coordenadoria de Governança, criada em novembro de 2018 como unidade responsável por gerenciar as ações de integridade na instituição.
O documento também descreve os riscos prioritários em cada área de integridade, as ações propostas para mitigar os possíveis problemas e a unidade responsável por executá-las. Todas as ações serão revisadas e atualizadas periodicamente, em atendimento às Portarias nº 57/2019 e nº 1089/2018 da CGU, que, por sua vez, atendem ao disposto no Decreto Federal nº 9203/2017.
Palestra da CGU no Coldir
De forma a dialogar com os gestores do IFCE sobre a importância do Plano de Integridade, o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da CGU no Ceará, Leonino Gomes Rocha, foi convidado a proferir palestra sobre o tema na última reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), realizada no auditório da reitoria, nessa quinta-feira, 25.
Conforme o coordenador, a ideia do programa de integridade é sistematizar todas as áreas que já existem nos órgãos públicos em áreas como transparência, atendimento a denúncias, prevenção a conflito de interesses, nepotismo e corrupção. Para a coordenadora de Governança do IFCE, Vládia de Sousa Ferreira, o objetivo do plano é disseminar uma cultura de integridade entre todos os servidores e colabores da instituição.
Ícaro Joathan - Reitoria